MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Nova lei exclui atenuantes por idade em casos de violência sexual
Sanção

Nova lei exclui atenuantes por idade em casos de violência sexual

Alterações no Código Penal visam reforçar a proteção das vítimas e combater a impunidade.

Da Redação

sábado, 5 de julho de 2025

Atualizado às 08:06

Foi publicada no Diário Oficial da União desta sexta-feira, 4, a lei 15.160/25, que altera dispositivos do Código Penal para restringir benefícios legais aplicáveis a crimes sexuais cometidos contra mulheres.

A norma, sancionada pelo presidente em exercício, Geraldo Alckmin, elimina a possibilidade de atenuantes baseadas na idade do agressor e também revoga a redução do prazo de prescrição nesses casos.

Até então, autores de crimes com menos de 21 ou mais de 70 anos podiam ter a pena atenuada, além de se beneficiarem da redução pela metade do tempo necessário para a prescrição penal.

 (Imagem: Pixabay)

Texto sancionado foi publicado no Diário Oficial e já está em vigor.(Imagem: Pixabay)

Com a nova legislação, essas previsões deixam de valer quando o delito envolver violência sexual praticada contra mulher.

As mudanças, no entanto, são específicas para esse tipo de crime. As regras de atenuação e prescrição reduzida seguem válidas para outras infrações penais, quando cometidas por pessoas nessas faixas etárias.

A proposta foi aprovada em caráter conclusivo pelo Congresso Nacional no último mês, em 10 de junho, e representa um avanço na tentativa de coibir a impunidade em crimes de natureza sexual.

Confira a íntegra:

Presidência da República

Casa Civil

Secretaria Especial para Assuntos Jurídicos

 LEI Nº 15.160, DE 3 DE JULHO DE 2025

Modifica os arts. 65 e 115 do Decreto-Lei nº 2.848, de 7 de dezembro de 1940 (Código Penal), para alterar circunstância atenuante e vedar a redução do prazo de prescrição para os crimes que envolvam violência sexual contra a mulher, quando o agente for, na data do fato, menor de 21 (vinte e um) anos ou, na data da sentença, maior de 70 (setenta) anos de idade.

O VICE-PRESIDENTE DA REPÚBLICA, no exercício do cargo de PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:

Art. 1º Esta Lei modifica os arts. 65 e 115 do Decreto-Lei nº 2.848, de 7 de dezembro de 1940 (Código Penal), para alterar circunstância atenuante e vedar a redução do prazo de prescrição para os crimes que envolvam violência sexual contra a mulher, quando o agente for, na data do fato, menor de 21 (vinte e um) anos ou, na data da sentença, maior de 70 (setenta) anos de idade.

Art. 2º Os arts. 65 e 115 do Decreto-Lei nº 2.848, de 7 de dezembro de 1940 (Código Penal), passam a vigorar com as seguintes alterações:

"Art. 65. ............................................................................................................................................

I - ser o agente menor de 21 (vinte e um) anos, na data do fato, ou maior de 70 (setenta) anos, na data da sentença, salvo se o crime envolver violência sexual contra a mulher;

............................................................................................................................................................ " (NR)

"Art. 115. São reduzidos de metade os prazos de prescrição quando o criminoso era, ao tempo do crime, menor de 21 (vinte e um) anos ou, na data da sentença, maior de 70 (setenta) anos, salvo se o crime envolver violência sexual contra a mulher." (NR)

Art. 3º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

Brasília, 3 de julho de 2025; 204º da Independência e 137º da República.

GERALDO JOSÉ RODRIGUES ALCKMIN FILHO

Márcia Helena Carvalho Lopes

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...