MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Em audiência, Moraes repreende advogado de ex-assessor de Bolsonaro
Trama golpista

Em audiência, Moraes repreende advogado de ex-assessor de Bolsonaro

Defesa de Filipe Martins foi advertida após insistir em pedido de suspensão do ato.

Da Redação

segunda-feira, 14 de julho de 2025

Atualizado em 15 de julho de 2025 13:54

Durante depoimento do tenente-coronel Mauro Cid, nesta segunda-feira, 14, no STF, ministro Alexandre de Moraes repreendeu a defesa de Filipe Martins, ex-assessor de assuntos internacionais de Jair Bolsonaro.

O episódio ocorreu no contexto das investigações sobre a suposta tentativa de golpe de Estado em 2022.

Logo no início da oitiva, o advogado Jeffrey Chiquini, defensor de Martins, pediu a suspensão da audiência, alegando que não teve tempo hábil para analisar documentos encaminhados recentemente ao Supremo pela PF.

Moraes indeferiu o pedido e, diante da insistência do defensor, interrompeu o advogado com a ordem: "Enquanto eu falo, o senhor fica quieto".

Em outro momento, ao questionar a forma pela qual a PGR dividiu a acusação da trama golpista em quatro núcleos, Moraes disse que o defensor deveria prestar concurso público. "Não é o senhor que vai dizer se seu cliente deve ser denunciado no núcleo 1, 2 ou 3", afirmou. 

 (Imagem: Ton Molina/STF)

Ministro Alexandre de Moraes repreende advogado de ex-assessor de Bolsonaro em audiência.(Imagem: Ton Molina/STF)

Delator

A audiência foi conduzida por videoconferência pelo ministro Alexandre de Moraes, relator das ações penais relativas aos núcleos 2, 3 e 4 da tentativa de golpe de Estado. 

Na ocasião, Mauro Cid, delator nas investigações, afirmou que Filipe Martins levou um jurista para duas reuniões com o ex-presidente para apresentação da minuta golpista, que previa a decretação de novas eleições e a prisão de Alexandre de Moraes, em 2022. 

Também relatou que, à época, o ex-presidente Jair Bolsonaro leu e pediu alterações no documento.

Trama golpista

O caso avança para uma nova etapa nesta semana. A partir da próxima terça-feira, 15, começam os depoimentos das testemunhas indicadas pelos réus que integram os núcleos 2, 3 e 4. 

No mês passado, foram ouvidas as testemunhas relacionadas ao núcleo 1, composto por Jair Bolsonaro e outros sete investigados.

Os interrogatórios estão previstos para ocorrer até 23 de julho.

Informações: Agência Brasil.

Patrocínio

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA