MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. TJ/SC proíbe câmeras em salas de aula por violar liberdade de ensinar
Vigilância

TJ/SC proíbe câmeras em salas de aula por violar liberdade de ensinar

Norma de município catarinense foi invalidada por ser considerada vaga, desproporcional e violar direitos à educação e à privacidade.

Da Redação

quinta-feira, 17 de julho de 2025

Atualizado às 16:53

Por maioria de votos, o Órgão Especial do TJ/SC declarou a inconstitucionalidade da expressão "salas dos professores e salas de aula" contida na lei n. 2.212/22 do município de Rio das Antas/SC.

A norma municipal obrigava a instalação de câmeras de segurança em todas as dependências das escolas públicas, inclusive em espaços pedagógicos.

Para o colegiado, a medida é desproporcional e afronta direitos fundamentais relacionados à educação, à liberdade de ensinar e à preservação da imagem, sobretudo de menores.

  (Imagem: Freepik)

TJ/SC proíbe câmeras em salas de aula por violar liberdade de ensinar.(Imagem: Freepik)

Entenda o caso

A ADIn foi proposta pelo Ministério Público Estadual com base em violação aos artigos 4º, 161 e 162 da Constituição de Santa Catarina, em simetria com os artigos 5º, 205 e 206 da Constituição Federal. A legislação questionada previa a instalação obrigatória de câmeras em todas as áreas escolares, inclusive nas salas de aula e dos professores.

O parquet argumentou que a norma podia resultar em controle excessivo sobre docentes e estudantes, comprometendo a liberdade pedagógica e os princípios da educação previstos na CF. Sustentou, ainda, que a vigilância permanente em ambiente de ensino se mostrava desnecessária e era incompatível com os direitos à intimidade, imagem e desenvolvimento pleno de crianças e adolescentes.

O município, por sua vez, defendeu que a norma visava garantir segurança física e moral à comunidade escolar, sem o objetivo de fiscalizar práticas pedagógicas. Como exemplo, mencionou um caso em que as imagens teriam sido decisivas na apuração de maus-tratos em sala de aula.

Equilíbrio entre segurança e liberdade

Ao relatar o caso, o desembargador André Carvalho reconheceu a importância da segurança no ambiente escolar, mas ponderou que o uso de câmeras em salas de aula e dos professores altera profundamente a dinâmica do ensino. Segundo ele, a medida tem potencial de comprometer a liberdade de cátedra, o pluralismo pedagógico e a própria relação entre educadores e alunos.

"A utilização destas no interior das salas de aula e sala deprofessores tem impacto diferenciado a ser considerado e sua adoção há de analisada à luz proporcionalidade e razoabilidade ao fim colimado."

O magistrado destacou que, embora o monitoramento em áreas comuns possa ser proporcional ao fim pretendido, sua ampliação a espaços de ensino carece de justificativas concretas e de garantias mínimas sobre o uso das imagens.

"É certo que a instalação de câmeras de monitoramento de segurança nas cercanias e dependências comuns (...) das escolas públicas e centros de educação infantil municipais de Rio das Antas afigura-se medida proporcional para o resguardo da segurança (...) A mesma providência dentro das salas de aula e dos professores, porém, demanda análise mais cautelosa, e torna imperioso ponderar, com zelo proporcional ao valor dos bens em cotejo, o impacto do uso decâmeras de vigilância na prática pedagógica e vida dos docentes e estudantes."

Nesse sentido, afirmou que, diante da inexistência de elementos que comprovem a indispensabilidade do monitoramento nos espaços de ensino, devem prevalecer os direitos fundamentais à educação e à liberdade de ensinar. 

Para o relator, a falta de clareza na norma, especialmente quanto ao armazenamento e controle do material gravado, torna os envolvidos vulneráveis, em especial crianças e adolescentes.

Assim, votou pela procedência do pedido, entendimento que prevaleceu por maioria no colegiado.

Confira o acórdão.

Patrocínio

Patrocínio

ANDRIA ARAUJO SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ANDRIA ARAUJO SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ANDRIA ARAUJO SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

instagram
SPENASSATTO ADVOGADOS
SPENASSATTO ADVOGADOS

SPENASSATTO SOCIEDADE DE ADVOGADOS

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...