MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Juíza afasta personalidade jurídica para atingir bens de outra empresa
Responsabilidade

Juíza afasta personalidade jurídica para atingir bens de outra empresa

Magistrada fundamentou sua decisão no abuso da personalidade jurídica.

Da Redação

segunda-feira, 21 de julho de 2025

Atualizado às 15:50

A juíza Thereza Christina Nahas, da 2ª vara do Trabalho de Itapecerica da Serra/SP, determinou a desconsideração da personalidade jurídica de entidade, estendendo a responsabilidade a outra pessoa jurídica, além dos próprios sócios.

A empresa, buscando eximir-se da responsabilidade, argumentou que a inclusão de outra pessoa jurídica no polo passivo da execução seria inviável, uma vez que esta não participou do processo durante a fase de conhecimento.

A defesa da primeira ré tentou fundamentar-se no Tema 1232 do STF, que versa sobre a responsabilidade de empresas pertencentes a um mesmo grupo econômico que não estiveram presentes na fase de conhecimento.

 (Imagem: Freepik)

Juíza aplica IDPJ para responsabilizar outra empresa além de sócios.(Imagem: Freepik)

A magistrada, contudo, refutou a argumentação, esclarecendo que o caso em questão não se enquadra na discussão sobre grupo econômico, mas sim no instituto da desconsideração da personalidade jurídica, com amparo no art. 50 do Código Civil e na teoria do abuso do direito.

A decisão enfatizou que a empresa utilizou a estrutura societária como "escudo" para evitar o cumprimento de obrigações, caracterizando o abuso da personalidade jurídica.

A juíza acrescentou que a presença de outras pessoas jurídicas no quadro societário não altera a questão central.

"O que importa é a participação do sócio na administração da empresa e, consequentemente, o abuso do direito da personalidade que o Estado lhe conferiu para o exercício de uma atividade que visa o desenvolvimento econômico e social do país", esclareceu a magistrada.

Leia aqui a sentença.

Patrocínio

Patrocínio

AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA
AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA

Uma gestão jurídica diferente, especializada na gestão de processos. Vantagens: Agilidade | Eficiência | Fatura única | Atendimento individualizado | Emissão de NF | Serviço auditado | Foco no cliente. Contate-nos.

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...