MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Editora Mizuno lança 3ª edição de obra sobre a nova lei de licitações
Licitações e contratos

Editora Mizuno lança 3ª edição de obra sobre a nova lei de licitações

"Nova Lei de Licitações e Contratações Públicas para Municípios - Volume I - 3ª edição" funciona como um verdadeiro manual de sobrevivência para a administração municipal em tempos de mudanças normativas.

Da Redação

terça-feira, 29 de julho de 2025

Atualizado às 09:01

Com a entrada em vigor da lei 14.133/21, a rotina das contratações públicas no Brasil foi transformada. Para auxiliar gestores municipais, advogados e demais profissionais da área jurídica e administrativa a entender e aplicar corretamente o novo marco regulatório, o jurista Marcelo Palavéri, lança a 3ª edição do livro "Nova Lei de Licitações e Contratações Públicas para Municípios", publicado pela Editora Mizuno.

A obra, atualizada e ampliada, oferece uma leitura aprofundada sobre os principais desafios e oportunidades trazidos pela nova lei, que revoga dispositivos da antiga lei 8.666/1993, da lei do pregão (lei 10.520/2002) e do RDC - regime diferenciado de contratações (lei 12.462/11). Com foco nas realidades e limitações dos entes municipais, o autor entrega uma análise didática e acessível para aqueles que lidam com a burocracia e as exigências da administração pública local.

Uma legislação moderna, mas complexa

Sancionada em abril de 2021, a nova lei tem como objetivo modernizar e tornar mais transparentes os processos de contratação pública. No entanto, sua aplicação demanda uma mudança significativa de cultura e procedimentos, especialmente nos municípios, que nem sempre contam com pessoal técnico ou estrutura adequados para absorver tais transformações de forma célere.

É nesse contexto que a obra de Palavéri se destaca: com linguagem clara, exemplos práticos e análise de jurisprudência atualizada, especialmente do TCCU - Tribunal de Contas da União e do TCESP - Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, o autor oferece um roteiro confiável para a implementação das novas regras no dia a dia das prefeituras e câmaras municipais.

 (Imagem: Divulgação )

Obra completa sobre a lei 14.133/21, com foco na aplicação prática no âmbito municipal.(Imagem: Divulgação )

O livro está organizado em tópicos que abrangem todas as fases da licitação, além de tratar de aspectos como planejamento, elaboração de editais, julgamento de propostas, formalização contratual e fiscalização. A obra é voltada a:

  • Gestores públicos e servidores municipais;
  • Advogados e consultores jurídicos que atuam com Direito Administrativo;
  • Estudantes e professores interessados na prática da nova lei;
  • Empresas que participam de licitações públicas em âmbito municipal.

Com mais de três anos de vigência da nova legislação, a 3ª edição do livro se propõe a consolidar a compreensão das inovações legais, facilitar sua aplicação e contribuir para a melhoria da gestão pública municipal.

Além de revisar conceitos e práticas, o autor analisa criticamente os pontos fortes e os desafios do novo modelo normativo, ajudando os entes locais a evitar erros que podem comprometer a lisura e a eficiência dos processos licitatórios.

Editora Mizuno

Patrocínio

AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA
AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA

Uma gestão jurídica diferente, especializada na gestão de processos. Vantagens: Agilidade | Eficiência | Fatura única | Atendimento individualizado | Emissão de NF | Serviço auditado | Foco no cliente. Contate-nos.

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA