MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Após ameaças, OAB/RJ pede ajuda do Estado para reforçar segurança
Segurança

Após ameaças, OAB/RJ pede ajuda do Estado para reforçar segurança

Presidente da seccional, Ana Tereza Basílio, se reúne com o secretário de Segurança para discutir medidas de proteção após sobrevoo de drone e ameaças atribuídas a grupos extremistas.

Da Redação

terça-feira, 29 de julho de 2025

Atualizado às 10:16

Após receber ameaças de ataque à sede da OAB/RJ, a presidente da seccional, Ana Tereza Basílio, se reúne nesta terça-feira, 29, com o secretário de Estado de Segurança Pública do Rio de Janeiro, Victor dos Santos, para discutir medidas de segurança.

Ameaças

No dia 2 de julho, autoridades da área de segurança pública emitiram um alerta sobre uma possível ameaça relacionada a grupos extremistas. Diante da gravidade do informe, a presidente da OAB/RJ determinou o fechamento da sede, localizada na Avenida Marechal Câmara, 150, no centro da cidade, até o meio-dia da quinta-feira, 3. Em nota, a entidade informou que todas as atividades previstas foram canceladas.

No dia seguinte, o Grupo de Bombas e Explosivos da Polícia Federal, com apoio do Grupamento Antibomba da Polícia Civil, realizou uma varredura minuciosa nos 12 andares do edifício. A operação contou com a participação de doze cães farejadores. Após a inspeção, o prédio foi liberado e o expediente retomado ainda na tarde daquele dia.

No domingo, 20, um drone foi flagrado sobrevoando a residência da presidente da seccional, elevando o nível de alerta das autoridades.

 (Imagem: Divulgação OAB/RJ)

Após receber ameaças de ataque, seccional suspendeu atividades e se reúne com o secretário de Segurança para discutir medidas de proteção.(Imagem: Divulgação OAB/RJ)

Apoio institucional

Diante dos episódios, o Conselho Federal da OAB divulgou nota oficial de apoio à seccional do Rio de Janeiro e de repúdio às tentativas de intimidação.

Veja a íntegra:

O Conselho Federal da OAB repudia as tentativas de intimidação dirigidas à seccional do Rio de Janeiro e à sua presidente, Ana Tereza Basílio. A advocacia não se curva a ameaças. 

Ana Tereza Basílio é uma líder aguerrida, respeitada por sua trajetória em defesa das prerrogativas e pelo compromisso com a advocacia fluminense. Qualquer tentativa de constranger sua atuação ou de abalar a autonomia institucional da seccional afronta os princípios democráticos e o livre exercício da profissão.

Em total e irrestrito apoio à presidente e à advocacia do estado, a OAB Nacional reafirma que toda e qualquer forma de coação será enfrentada com firmeza e união.

Felipe Sarmento

Presidente em exercício do Conselho Federal da OAB

Relembre o caso da carta-bomba

Em 27 de agosto de 1980, a secretária da OAB, Lyda Monteiro da Silva, morreu ao abrir uma carta-bomba endereçada ao então presidente da entidade, Eduardo Seabra Fagundes. O atentado ocorreu durante o regime militar.

Segundo a Comissão da Verdade do Rio de Janeiro, vinculada ao governo estadual, o episódio aconteceu em um contexto em que a OAB denunciava desaparecimentos e casos de tortura de perseguidos políticos. O caso é lembrado como um marco da violência contra instituições da sociedade civil durante a ditadura.

Informações: Agência Brasil.

Patrocínio

Patrocínio

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA