MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Jorge Messias diz que AGU atuará dia e noite contra ingerência dos EUA
Soberania nacional

Jorge Messias diz que AGU atuará dia e noite contra ingerência dos EUA

Advogado-Geral da União criticou ameaças ao ministro Moraes e defendeu soberania brasileira.

Da Redação

sexta-feira, 1 de agosto de 2025

Atualizado às 12:57

Durante a sessão de abertura do segundo semestre judiciário no STF, nesta sexta-feira, 1, o Advogado-Geral da União, Jorge Messias, pronunciou-se em defesa da soberania nacional, dizendo que a instituição trabalhará dia e noite pela proteção do Brasil. 

Messias iniciou sua fala com uma mensagem "muito clara do governo brasileiro": o Brasil é um Estado soberano e merece respeito nas suas relações internacionais. Segundo o AGU, essa premissa é inegociável.

Ele condenou qualquer tentativa de punição a autoridades brasileiras por parte de outros países, especialmente no caso do ministro Moraes.

Veja a íntegra do discurso:

Soberania como princípio constitucional

Relembrando dispositivos da CF, como os arts. 1º, 4º e 170, e o art. 17 da LINDB - lei de introdução às normas do Direito brasileiro, Messias reforçou que atos estrangeiros que ofendam a soberania nacional, a ordem pública ou os bons costumes não têm eficácia no país.

Citou juristas como José Afonso da Silva, Marcelo Caetano e Manoel Gonçalves Ferreira Filho para reforçar a centralidade do conceito de soberania no Direito e na organização estatal:.

"Soberania é o caráter supremo de um Poder, que não admite qualquer outro acima ou em concorrência com ele", disse.

O chefe da AGU declarou que a instituição está vigilante e tomará "todas as providências necessárias" para resguardar a soberania nacional diante de pressões diplomáticas e comerciais que, segundo ele, marcam este início de semestre de forma "atípica, complexa e preocupante".

Solidariedade a Moraes

Ao abordar diretamente o caso do ministro Alexandre de Moraes, Jorge Messias manifestou "irrestrita solidariedade" e classificou como inaceitável qualquer tentativa de obstrução da Justiça brasileira.

"Ministro Alexandre de Moraes é um exemplo de magistrado que orgulha o nosso Judiciário independente, razão pela qual os nossos juízes são vitalícios", pontuou.

Ele também reiterou a nota oficial do Supremo que rechaçou as sanções unilaterais impostas a Moraes por autoridades de outros países.

Ressaltou que o julgamento de crimes que atentam contra a democracia brasileira "é de exclusiva competência da Justiça do País".

Compromisso com a paz e a legalidade

Encerrando a fala, Messias afirmou que o Brasil é um país da "paz, do diálogo e da harmonia nas relações internacionais", e destacou que a AGU atuará para defender a independência judicial, os interesses nacionais e a verdade.

"Trabalharemos dia e noite para a proteção do nosso território, dos nossos cidadãos e das nossas riquezas naturais."

Patrocínio

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...