MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Comitê gestor do IBS é instalado sem membros dos municípios
Reforma tributária

Comitê gestor do IBS é instalado sem membros dos municípios

Municípios participaram como observadores; Estados elegeram presidente por consenso.

Da Redação

segunda-feira, 4 de agosto de 2025

Atualizado às 14:46

Foi formalmente instalado o CGIBS - Comitê Gestor do IBS, estrutura central do novo sistema tributário brasileiro criado a partir da reforma constitucional aprovada em 2023.

A cerimônia de instalação ocorreu na sexta-feira, 2, durante a 2ª reunião do Conselho Superior, mesmo sem a presença dos representantes municipais, que não foram formalmente indicados até o prazo estipulado por lei.

O secretário de Fazenda de Mato Grosso do Sul e atual presidente do Comsefaz - Comitê Nacional de Secretários de Fazenda Estaduais, Flávio César Mendes de Oliveira, foi eleito o primeiro presidente do órgão.

A escolha se deu por consenso entre os representantes estaduais e marca o início da fase provisória de estruturação do CGIBS, com mandato até o final de 2025.

Veja como o colegiado é estruturado:

  • 27 membros representam os secretários de Fazenda dos estados e do Distrito Federal. Cada unidade da Federação tem direito a um assento, com peso de voto igual.
  • 14 membros são eleitos pelos prefeitos, com voto igualitário, ou seja, todos os municípios têm o mesmo peso na escolha desses representantes. Essa ala busca representar de forma proporcional as necessidades das cidades, independentemente do porte.
  • 13 membros também são eleitos pelos prefeitos, mas com uma diferença importante: o peso do voto é proporcional à população dos municípios. Assim, cidades mais populosas, como capitais e grandes centros urbanos, têm maior influência na definição desses representantes.

 (Imagem: Arte Migalhas)

Conselho Superior do Comitê Gestor do IBS é composto por secretários de Fazenda das 27 Unidades da Federação.(Imagem: Arte Migalhas)

Função do comitê

Instituído pela EC 132/23 e regulamentado pela LC 214/25, o Comitê será responsável por administrar o IBS, tributo que substituirá o ICMS e o ISS, promovendo a unificação da tributação sobre o consumo.

Com arrecadação estimada em mais de R$ 1 trilhão por ano, o IBS será a principal fonte de financiamento dos entes subnacionais no novo arranjo fiscal.

Entre as competências do CGIBS estão a definição das normas operacionais do imposto, o gerenciamento da arrecadação, a distribuição das receitas entre Estados e municípios, e o acompanhamento do cumprimento das regras de conformidade tributária - pontos previstos no Projeto de Lei Complementar 108/24, ainda em tramitação no Congresso Nacional.

Representação municipal

Apesar de a LC garantir representação paritária aos entes federativos, os municípios ainda não haviam formalizado seus indicados até o prazo de 29 de julho.

A CNM - Confederação Nacional de Municípios e a FNP - Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos foram notificadas a tempo e convidadas a participar da reunião como observadoras, o que foi acatado.

Participaram como representantes municipais os secretários de Fazenda de Florianópolis, Campinas, Rio de Janeiro e São Paulo, além de integrantes técnicos da FNP.

A ausência temporária dos municípios não impede a legalidade da instalação. A medida foi respaldada por pareceres do Fonacon - Fórum Nacional das Consultorias das Procuradorias-Gerais dos Estados e do DF, com base no art. 483 da LC 214/25.

Patrocínio

Patrocínio

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA
TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...

Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia

Escritório de advocacia Empresarial, Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia atua nas áreas Civil, Tributária e Trabalhista. Presta consultoria em diversos segmentos da Legislação Brasileira, tais como: Escrita Fiscal, Processo Civil e Alterações do Novo Código de 2002, Falências,...