MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Obra da Editora Mizuno traz abordagem prática da nova lei de licitações
Licitações

Obra da Editora Mizuno traz abordagem prática da nova lei de licitações

O autor da obra destaca não apenas as obrigações legais, mas também a importância da modernização e da transparência nos processos licitatórios.

Da Redação

quarta-feira, 6 de agosto de 2025

Atualizado em 5 de agosto de 2025 14:15

Aprovada em 2021, a nova lei de licitações e contratos administrativos (lei 14.133/21) trouxe profundas transformações ao regime jurídico das contratações públicas no Brasil. Voltada a substituir gradativamente a antiga lei 8.666/1993, a lei do pregão (lei 10.520/2002) e partes relevantes do RDC - Regime Diferenciado de Contratações Públicas, a norma passou a ser de aplicação obrigatória em 1/4/23, mas acabou tendo seu prazo de adoção integral prorrogado por meio da medida provisória 1.167/23.

Diante do cenário de transição normativa e das dúvidas enfrentadas por gestores públicos, profissionais da área e operadores do Direito, a obra "Nova Lei de Licitações e Contratos Administrativos Lei n. 14.133 - 2ª edição", da Editora Mizuno aposta em uma abordagem objetiva e prática para esclarecer os principais dispositivos da nova legislação.

O livro tem como proposta facilitar o entendimento do novo regime jurídico tanto para agentes públicos quanto para os particulares interessados em contratar com a Administração. A obra parte da premissa de que, mais do que conhecer o texto legal, é essencial compreender sua aplicação prática, suas inovações e seus impactos sobre as rotinas administrativas.

 (Imagem: Divulgação )

A obra busca facilitar o entendimento da nova lei para agentes públicos e particulares que contratam com a Administração.(Imagem: Divulgação )

Entre os temas abordados estão as novas regras sobre planejamento das contratações, critérios de julgamento, modalidades licitatórias, contratos administrativos e mecanismos de controle e transparência. O autor ainda destaca pontos sensíveis da legislação, como o fortalecimento do diálogo competitivo, o uso de tecnologias na fase de licitação e a ampliação da responsabilização dos agentes públicos.

A obra destaca-se, portanto, como ferramenta útil para quem deseja compreender, aplicar e fiscalizar corretamente a nova lei de licitações - marco legislativo que pretende modernizar, simplificar e tornar mais transparente o processo de compras e contratações no setor público brasileiro.

Clique aqui e adquira o seu exemplar!

Editora Mizuno

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ANDRIA ARAUJO SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ANDRIA ARAUJO SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ANDRIA ARAUJO SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

instagram
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...