MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. PGR pede arquivamento de inquérito contra Romilton Hosi no STJ
Falta de provas

PGR pede arquivamento de inquérito contra Romilton Hosi no STJ

Subprocuradora-geral da República considerou não haver elementos suficientes para sustentar uma acusação formal contra o investigado.

Da Redação

terça-feira, 26 de agosto de 2025

Atualizado às 09:32

A PGR requereu o arquivamento do inquérito em trâmite no STJ que investigava Romilton Queiroz Hosi, conhecido como Comandante Johnnie. A manifestação foi assinada pela subprocuradora-geral da República Luiza Cristina Fonseca Frischeisen, que considerou não haver elementos suficientes para sustentar uma acusação formal contra o investigado.

Segundo o MPF, as diligências realizadas pela autoridade policial não resultaram em provas que demonstrassem participação efetiva, consentimento ou anuência de Hosi em supostos atos ilícitos ligados a esquema de corrupção que envolvia agentes públicos e integrantes do Poder Judiciário. O caso investigava indícios de favorecimento processual e possível tentativa de fuga do sistema prisional.

Durante a tramitação, a ministra Maria Thereza de Assis Moura chegou a analisar pedido de vista sobre diligência solicitada, mas verificou que a medida já havia sido cumprida pela Polícia Federal, sem resultado relevante. Paralelamente, outros investigados no mesmo inquérito chegaram a ser denunciados.

 (Imagem: Freepik)

Subprocuradora pede arquivamento de inquérito no STJ contra Hosi.(Imagem: Freepik)

A PGR destacou que, embora existam indícios colaterais, não foram reunidos elementos probatórios que justifiquem o prosseguimento da persecução penal em relação a Hosi. O pedido de arquivamento foi formulado com base no artigo 18 do CPP e na Súmula 524 do STF, que asseguram a possibilidade de reabertura do inquérito caso surjam novas provas.

"A despeito dos esforços investigativos empreendidos, não foram colhidos elementos suficientes para sustentar a acusação formal contra ROMILTON QUEIROZ HOSI, tornando inviável o oferecimento de ação penal."

Assim, o arquivamento solicitado pelo MPF limita-se ao investigado mencionado, sem prejuízo da continuidade das apurações em relação a outros envolvidos.

O caso tramita em segredo de justiça.

Patrocínio

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA
TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...