MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Justiça concede isenção de IR a aposentada com câncer de tireoide
Imposto de Renda

Justiça concede isenção de IR a aposentada com câncer de tireoide

Juiz fundamentou-se no art. 6º, XIV, da lei 7.713/88, que prevê o benefício fiscal a aposentados com doenças graves.

Da Redação

quarta-feira, 27 de agosto de 2025

Atualizado às 10:26

A 12ª vara Cível Federal de São Paulo determinou a isenção do Imposto de Renda sobre os proventos de aposentadoria e de previdência complementar de uma segurada diagnosticada com neoplasia maligna de tireoide. A decisão liminar, proferida pelo juiz Federal Maurilio Freitas Maia de Queiroz, fundamentou-se no art. 6º, XIV, da lei 7.713/88, que prevê o benefício fiscal a aposentados com doenças graves.

A beneficiária é aposentada pelo Regime Geral de Previdência Social e também recebe complementação de entidade de previdência privada. Ela ajuizou ação pleiteando a declaração de inexigibilidade do imposto, sustentando que a legislação vigente assegura isenção a pessoas em sua condição. Documentos médicos comprovaram a realização de tireoidectomia total após o diagnóstico da doença em 2024.

 (Imagem: Freepik)

Justiça Federal concedeu isenção de IR a aposentada com câncer de tireoide.(Imagem: Freepik)

O magistrado destacou que o STF já consolidou o entendimento de que não é necessário requerimento administrativo prévio para buscar judicialmente a isenção, conforme fixado no Tema 1.373 de repercussão geral. Ressaltou ainda que, embora a lei 9.250/95 preveja a apresentação de laudo médico oficial, a Súmula 598 do STJ permite a dispensa desse requisito quando a moléstia for devidamente comprovada por outros documentos.

Segundo o juiz, a isenção é aplicável exclusivamente a rendimentos de aposentadoria, pensão ou reforma, incluindo complementações privadas, mas não se estende a outras fontes de renda. O entendimento levou em conta a gravidade da doença e os custos do tratamento, mesmo em situações em que há possibilidade de controle ou cura.

A decisão fixou a isenção do Imposto de Renda desde a data do diagnóstico da doença, em 2024, respeitada a prescrição quinquenal.

O caso, que tramita sob segredo de justiça, é conduzido pelo escritório Firozshaw Advogados.

Firozshaw Advogados

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...