MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. "É isso mesmo?", diz Barroso ao anunciar caso durante sessão no STF
???

"É isso mesmo?", diz Barroso ao anunciar caso durante sessão no STF

Caso envolve edital que restringe a inscrição de candidatos casados, em união estável, com filhos ou dependentes em Curso de Formação e Graduação de Sargentos.

Da Redação

quarta-feira, 27 de agosto de 2025

Atualizado às 19:00

Durante sessão no plenário do STF nesta quarta-feira, 27, ministro Luís Roberto Barroso se deparou com recurso de um caso incomum interposto por candidato de concurso público para ingresso no Curso de Formação e Graduação de Sargentos.

No STF, o participante questionou a legalidade de uma regra do edital que restringia a inscrição de candidatos casados, em união estável, com filhos ou dependentes.

Barroso, ao anunciar o caso, demonstrou surpresa com a previsão contida:

O recurso foi interposto por um candidato de concurso público para ingresso nas Forças Armadas, que questiona a regra do edital, de acordo com a qual os candidatos não podem ter filhos nem dependentes, não podem ser casados, nem estarem em união estável. É isso mesmo?”, questionou.

Confira o momento:

Inconstitucionalidade por susto

A ministra Cármen Lúcia também comentou a peculiaridade da situação, recordando episódio que vivenciou em um congresso de procuradores.

S. Exa. contou que, na ocasião, ao analisar uma tese sobre a inconstitucionalidade de uma lei, percebeu que não havia justificativa fundamentada.

Questionado, o autor da tese respondeu que o caso por si só gerava um "arrepio”, ao que Cármen rebateu: “Mas não existe inconstitucionalidade por arrepio, existe formal, material, por arrepio não”.

Contudo, diante do inusitado caso no STF, concluiu: “Agora eu acabo de ver que pode ter sim uma inconstitucionalidade, na hora do susto do presidente ao apregoar o feito, porque chama atenção”.

Decisão

Por fim, o STF declarou inconstitucional a norma, e deu parcial provimento ao recurso para assegurar ao militar recorrente o direito de participar do próximo concurso.

Ainda, fixou a seguinte tese:

"É inconstitucional o art. 144-A da lei 6.880/80 (Estatuto dos Militares), ao condicionar o ingresso e a permanência nos órgãos de formação ou graduação de oficiais e de praças - ainda que em regime de internato e de dedicação exclusiva, ou de disponibilidade permanente, peculiar à carreira militar - à inexistência de vínculo conjugal, de união estável, de maternidade, paternidade e de dependência sócio-afetiva."

Patrocínio

Patrocínio

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS tem atuação na área empresarial trabalhista

ANDRIA ARAUJO SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ANDRIA ARAUJO SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ANDRIA ARAUJO SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

instagram
FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA