MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. "Para servir à pátria, não pode ser pai?": Dino vê contradição em norma
Etimologia

"Para servir à pátria, não pode ser pai?": Dino vê contradição em norma

Ministro questiona restrição do Estatuto dos Militares a candidatos casados ou com filhos em cursos de formação.

Da Redação

quinta-feira, 21 de agosto de 2025

Atualizado às 18:46

Nesta quinta-feira, 21, durante o julgamento da constitucionalidade de dispositivo do Estatuto dos Militares (lei 6.880/80) que impede o ingresso de pessoas casadas, em união estável ou com filhos e dependentes em cursos de formação e graduação de oficiais e praças em regime de internato, o ministro Flávio Dino levantou uma crítica de ordem simbólica.

Ao lembrar que o termo pátria tem origem etimológica em pater (pai), Dino questionou a lógica da norma: como uma instituição que se dedica à defesa da pátria poderia impedir que seus integrantes fossem pais?

"[...] porque eu estou, presidente, até com uma dificuldade etimológica, que é pátria, pater. Então, para servir a pátria, não pode... A origem etimológica de pátria é exatamente pai."

A manifestação ocorreu no momento em que o ministro solicitou à AGU o envio de documentação com exemplos de direito comparado, a fim de verificar como outros países tratam situações semelhantes.

Confira:

Patrocínio

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...