MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Em primeiro acórdão no Eproc, TJ/SP rejeita rescisão unilateral de contrato
Contrato mantido

Em primeiro acórdão no Eproc, TJ/SP rejeita rescisão unilateral de contrato

Tribunal considerou ausentes hipóteses contratuais para rompimento e manteve tutela de urgência que restabeleceu serviços.

Da Redação

segunda-feira, 1 de setembro de 2025

Atualizado às 16:24

O TJ/SP proferiu o primeiro acórdão redigido no novo sistema Eproc. Em sessão da 15ª câmara de Direito Privado, realizada na última terça-feira, 26, foi julgado um agravo de instrumento que discutia a rescisão unilateral antecipada de contrato entre duas empresas do setor de pagamentos eletrônicos.

O colegiado negou provimento ao recurso de instituição de pagamentos contra decisão que determinou o restabelecimento de contrato firmado com empresa, por considerar que não ficaram comprovadas situações que justificariam o rompimento, como inadimplemento ou alteração societária. Assim, a15ª câmara de Direito Privado, confirmou a tutela de urgência concedida em 1ª instância, a qual deu 48 horas para restabelecimento do contrato.

 (Imagem: Freepik)

TJ/SP nega rescisão unilateral de contrato por empresa de pagamento.(Imagem: Freepik)

A controvérsia teve origem em ação declaratória ajuizada após a autora receber uma notificação de rescisão unilateral antecipada do contrato, que tinha vigência prevista até 31 de dezembro de 2025. A empresa alegou que foi impedida de realizar transações, incluindo vendas por recorrência programada, o que teria afetado diretamente suas atividades comerciais.

O relator, desembargador Achile Alesina, destacou que o instrumento contratual firmado entre as partes estabelecia hipóteses específicas para a rescisão imediata, como inadimplemento, mudança de controle societário ou descumprimento de metas, nenhuma delas comprovada pela recorrente.

Já o contrato apresentado pela instituição financeira, que previa resilição unilateral mediante aviso prévio de 30 dias, não continha assinatura da contratante, o que afastou a prova de adesão a tais condições.

O colegiado entendeu que estavam presentes os requisitos do artigo 300 do CPC para a concessão da tutela de urgência, reconhecendo a probabilidade do direito da autora e o perigo de dano diante do risco de prejuízos expressivos. A multa diária de R$ 500,00, limitada a R$ 50 mil, fixada para caso de descumprimento, também foi mantida.

Com a decisão, permanece válida a ordem de restabelecimento imediato do contrato e dos serviços contratados, com a ressalva de que a medida poderá ser reavaliada no curso da instrução probatória.

Leia o acórdão e o voto.

Novo sistema

O TJ/SP segue na implantação e consolidação do eproc. Segundo o TJ, o novo sistema já conta com mais de 500 recursos em andamento na 2ª instância da Justiça paulista.

A plataforma oferece funcionalidades há muito tempo demandadas por magistrados, servidores e demais operadores do Direito. Entre elas, o módulo de cronograma de sessões de julgamento, que calcula automaticamente prazos para elaboração de pauta, envio à mesa e preparação de minutas, além da possibilidade de solicitação de sustentação oral pelos advogados diretamente no sistema.

O TJ/SP também realizará, nas próximas semanas, projeto-piloto para implantar julgamentos virtuais no eproc. Nessa modalidade, os processos são apreciados em ambiente eletrônico e de forma assíncrona, permitindo que os magistrados votem diretamente na plataforma, de diferentes locais e sem a necessidade de sessão presencial ou on-line.

A metodologia observará a resolução 591/24 do CNJ. A norma não torna obrigatória a modalidade eletrônica, mas estabelece padrões mínimos para os tribunais que optarem por adotar o modelo, como publicidade das sessões, divulgação em tempo real dos votos e garantia da sustentação oral.

Patrocínio

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS tem atuação na área empresarial trabalhista