MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. TJ/SP condena Rubinho Nunes por post ofensivo contra Sâmia Bonfim
Montagem

TJ/SP condena Rubinho Nunes por post ofensivo contra Sâmia Bonfim

Tribunal Recursal entendeu que publicações do vereador sobre a deputada extrapolaram o direito de crítica e não estão protegidas por imunidade parlamentar.

Da Redação

segunda-feira, 13 de outubro de 2025

Atualizado às 08:52

A 6ª turma Recursal Cível do TJ/SP confirmou a condenação do vereador Rubinho Nunes ao pagamento de R$ 10 mil por danos morais, além da remoção de postagem ofensiva publicadas em suas redes sociais contra a deputada Federal Sâmia Bomfim.

O colegiado afastou a alegação de liberdade de expressão ao destacar que a crítica política deve observar limites, não podendo servir de pretexto para ofensas à honra ou à imagem de outras pessoas.

O caso

No post do vereador, ainda disponível no X (antigo Twitter), Sâmia aparece ao lado da também deputada Fernanda Melchionna, segurando cartazes adulterados que formavam a frase: "não defendo mulher, e sim bandido".

Na legenda, o Rubinho escreveu críticas à atuação da parlamentar, citando episódio em que ela questionou, no plenário da Câmara, o então secretário de Segurança de São Paulo, Guilherme Derrite, sobre operações policiais no litoral paulista que resultaram em 16 mortes.

 (Imagem: Reprodução/Redes sociais)

Montagem publicada no X (antigo Twitter) pelo vereador paulistano Rubinho Nunes.(Imagem: Reprodução/Redes sociais)

Ao analisar o caso, a relatora, juíza Márcia Rezende Barbosa de Oliveira afastou o argumento de imunidade parlamentar, destacando que as manifestações não tinham relação com o exercício do mandato e ocorreram fora do ambiente legislativo. Segundo a magistrada, a proteção constitucional não alcança declarações dessa natureza.

A relatora também rejeitou a tese de liberdade de expressão, ressaltando que o direito à crítica política não autoriza ataques à honra e à imagem de terceiros. Para ela, o conteúdo divulgado ultrapassou o debate público e configurou difamação pessoal.

Com a decisão do colegiado, Rubinho Nunes deve remover as publicações e pagar a indenização de R$ 10 mil, valor considerado proporcional diante da gravidade das ofensas e da ampla repercussão das postagens.

Leia aqui o acórdão.

Patrocínio

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...