MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Sucessor de Barroso herdará 912 processos, incluindo Lava Jato
Acervo

Sucessor de Barroso herdará 912 processos, incluindo Lava Jato

O conjunto de processos inclui temas sensíveis para o Judiciário e para a política nacional.

Da Redação

segunda-feira, 13 de outubro de 2025

Atualizado em 14 de outubro de 2025 08:44

O futuro ministro que assumirá a vaga de Luís Roberto Barroso no STF receberá 912 processos que estavam sob relatoria do magistrado, que anunciou na quinta-feira, 9, sua saída antecipada da Corte. A transferência de acervo decorre do regimento interno do Tribunal, que determina que o substituto assume todas as ações pendentes do relator anterior, independentemente da fase processual.

O conjunto de processos inclui temas sensíveis para o Judiciário e para a política nacional. Entre eles estão ações remanescentes da extinta operação Lava Jato, a ADPF das Favelas - que trata do controle da letalidade policial no Rio de Janeiro - e 13 ações que questionam pontos da Reforma da Previdência de 2019. Também fazem parte do acervo ações sobre perda de mandato por infidelidade partidária e gratuidade para retificação de nome e gênero de pessoas trans.

Nos últimos dois anos, Barroso presidiu o STF e, ao assumir a chefia do Tribunal, abriu mão da maior parte dos processos que relatava, conforme previsto nas regras internas. Durante a presidência, também deixou de receber novas ações, exceto em casos excepcionais. Na semana anterior, ao transmitir a presidência para o ministro Edson Fachin, recebeu de volta os processos que estavam sob relatoria do colega - movimento que agora se reflete em um acervo híbrido deixado ao sucessor.

 (Imagem: Antonio Augusto/STF | Arte Migalhas)

Sucessor de Barroso no STF herdará 912 processos.(Imagem: Antonio Augusto/STF | Arte Migalhas)

Com isso, parte dos casos da Lava Jato que estavam nas mãos de Fachin - herdeiro da relatoria após a morte de Teori Zavascki, em 2017 - retorna para reavaliação do novo ministro. A ADPF das Favelas, embora já julgada, seguirá sob acompanhamento do futuro relator, responsável por fiscalizar o cumprimento das medidas determinadas pelo Supremo. Também compõe o acervo um processo sobre a criação de uma divisão armada na Guarda Municipal do Rio de Janeiro.

Dentro do conjunto de ações previdenciárias, há questionamentos sobre alíquotas de contribuição, regras de transição e pensões. Embora os julgamentos estejam avançados, o novo ministro poderá se manifestar em embargos e pedidos de modulação de efeitos.

Temas ligados a direitos fundamentais também aparecem entre os casos pendentes. Um processo busca assegurar gratuidade para alteração de nome e gênero no registro civil a pessoas sem condições financeiras.

No campo eleitoral e partidário, o acervo inclui ação que discute a aplicação do instituto da infidelidade partidária para cargos majoritários e outra que trata dos prazos para a formação de federações partidárias, tema decidido pelo plenário em agosto, mas ainda passível de recurso.

Dos 912 processos, 665 são ações originárias - ou seja, iniciadas diretamente no STF - o que equivale a 73% do acervo. Os demais 247 chegaram por meio de recursos.

Sob a ótica material, o Direito Administrativo e outras matérias de Direito Público concentram o maior número de casos (239), seguido por temas de Direito Processual Penal (211), Direito do Trabalho (107) e Direito Processual Civil e do Trabalho (95).

Há ainda processos criminais (68), tributários (44), relacionados à saúde (36) e de outros ramos (73).

Em relação ao tipo de ação, o acervo que será repassado ao sucessor de Barroso é composto majoritariamente por reclamações constitucionais (293 casos) - instrumento usado para garantir a autoridade das decisões do STF e preservar sua competência. Em seguida aparecem os agravos em recurso extraordinário (ARE), com 150 processos, e os habeas corpus (HC), com 112 casos.

O volume de recursos extraordinários (RE) chega a 97 ações, enquanto as ações de controle concentrado somam 63 ações diretas de inconstitucionalidade (ADIns) e 23 arguições de descumprimento de preceito fundamental (ADPFs).

Também integram o acervo 60 petições, 40 recursos em habeas corpus (RHC), além de ações menos numerosas como ações cíveis originárias (ACO, 9), extradições (Ext, 6) e apelações cíveis (AC, 5).

Caberá ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva indicar o substituto de Barroso. A escolha precisa ser aprovada pelo Senado.

Patrocínio

Patrocínio

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA