MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Gilberto Gil processa padre por intolerância religiosa contra Preta
Racismo religioso

Gilberto Gil processa padre por intolerância religiosa contra Preta

Em homilia divulgada na internet, o sacerdote associou religiões afro-brasileiras a "forças ocultas" e debochou da fé da família ao insinuar que os orixás não teriam ressuscitado a cantora.

Da Redação

segunda-feira, 13 de outubro de 2025

Atualizado em 14 de outubro de 2025 10:33

Gilberto Gil e familiares ingressaram com ação de indenização por danos morais na Justiça do Rio de Janeiro contra o padre Danilo César, responsável pela paróquia São José, em Areial/PB, após o religioso ironizar, durante homilia transmitida ao vivo, as religiões de matriz africana e a fé da artista e de seu pai.

No processo, Gilberto Gil, sua esposa Flora, os filhos Nara, Marília, Bela, Maria, Bem e José, e o neto Francisco, filho de Preta, pleiteam R$ 370 mil.

 (Imagem: Reprodução/Instagram/Diocese de Campina Grande/Studio Foto Braga)

Gilberto Gil processa padre que debochou da fé de Preta Gil.(Imagem: Reprodução/Instagram/Diocese de Campina Grande/Studio Foto Braga)

Racismo religioso

O sacerdote é acusado de intolerância e racismo religioso por declarações feitas durante uma homilia transmitida pela internet, poucos dias após a morte da artista, em julho.

Durante o sermão, o religioso ironizou as crenças da família Gil e fez referências depreciativas às religiões de matriz africana. Em um dos trechos citados na ação, ele afirmou: 

"Gilberto Gil fez uma oração aos orixás. Cadê o poder desses orixás, que não ressuscitou Preta Gil? Tá lá. Eles já enterraram. Pois é. E tem gente católica que pede a essas forças ocultas... Eu só queria que o diabo viesse e levasse."

Segundo informações do jornal O Globo, na petição, os autores alegam que o discurso foi reproduzido nas redes sociais e acabou alimentando manifestações de intolerância e comentários preconceituosos.

O documento aponta ainda que, antes de recorrer ao Judiciário, foi enviada uma notificação extrajudicial à diocese de Campina Grande, solicitando retratação pública e sanção ao padre, mas não houve resposta.

Patrocínio

Patrocínio

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...