MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. STF: Lei que limita sanções do Tribunal de Contas a gestores públicos é invalida
Administração

STF: Lei que limita sanções do Tribunal de Contas a gestores públicos é invalida

A decisão, unânime, foi baseada na inconstitucionalidade da norma que exigia comprovação de benefício pessoal para a aplicação de multas.

Da Redação

terça-feira, 14 de outubro de 2025

Atualizado às 08:15

O STF deliberou, de forma unânime, pela anulação de legislação da Bahia que impunha restrições à aplicação de sanções, como multas, a gestores públicos. Conforme a norma, a responsabilização estaria condicionada à comprovação de que o desvio de recursos tivesse beneficiado o próprio agente ou seus familiares.

Atricon - Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil, autora da ação, argumentou que a lei estadual 14.460/22, que versa sobre as atribuições, a estrutura e o funcionamento do Tribunal de Contas dos municípios e do Estado da Bahia, foi proposta por um deputado estadual, quando deveria ter sido originada no próprio tribunal.

 (Imagem: Reprodução/TCE-BA)

STF invalida lei que limita sanções do Tribunal de Contas a gestores.(Imagem: Reprodução/TCE-BA)

Em seu voto, que orientou o julgamento, o ministro Cristiano Zanin, relator da ação, enfatizou que o STF já estabeleceu que leis de iniciativa parlamentar que tratam da organização e do funcionamento de tribunais de contas são inconstitucionais, por ferirem a autonomia desses órgãos.

Segundo o relator, embora o Poder Legislativo tenha o dever de fiscalizar as contas públicas com o auxílio dos tribunais de contas, isso não implica que estes sejam subordinados ao Parlamento.

Adicionalmente, o ministro Zanin observou que a lei baiana, em sua aplicação prática, promoveu uma alteração na lei de improbidade administrativa ao excluir a modalidade culposa e admitir apenas o dolo (intenção) do agente público.

Para o ministro, essa modificação não pode, fora do processo legislativo adequado, restringir as competências da corte de contas.

Leia aqui o voto do relator.

Patrocínio

Patrocínio

GONSALVES DE RESENDE ADVOGADOS

ATENDIMENTO IMEDIATO

ANDRIA ARAUJO SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ANDRIA ARAUJO SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ANDRIA ARAUJO SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

instagram
FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA