MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. OAB/SP: Advogado pode atuar contra ex-cliente se não usar informação sigilosa
Ementa aprovada

OAB/SP: Advogado pode atuar contra ex-cliente se não usar informação sigilosa

A ementa destaca que a infração ética ocorrerá quando houver uso de informações confidenciais obtidas na relação anterior ou qualquer forma de aproveitamento indevido da confiança outrora depositada.

Da Redação

quarta-feira, 15 de outubro de 2025

Atualizado às 11:31

A 1ª turma do Tribunal de Ética e Disciplina da OAB/SP decidiu que é permitido ao advogado atuar contra ex-cliente, desde que respeitados os limites éticos da profissão. A conclusão foi firmada no julgamento do processo 25.0886.2025.009392-6, em 18 de setembro de 2025, com parecer do relator Zanon Rozzanti de Paula Barros.

Segundo a ementa aprovada, não há vedação automática à atuação profissional contra quem já foi representado pelo advogado. No entanto, cabe ao profissional avaliar, no caso concreto, se a nova representação pode violar o sigilo profissional ou contrariar orientações anteriormente prestadas ao ex-cliente.

O texto destaca que a infração ética ocorrerá quando houver uso de informações confidenciais obtidas na relação anterior ou qualquer forma de aproveitamento indevido da confiança outrora depositada. Também deve ser observada a existência de eventual conflito entre os interesses atuais e a atuação passada. 

 (Imagem: Freepik)

Advogado pode atuar contra ex-cliente, decide Tribunal de Ética da OAB/SP.(Imagem: Freepik)

Veja a íntegra da ementa:

ADVOCACIA CONTRA EX-CLIENTE - POSSIBILIDADE. RESTRIÇÕES ÉTICAS - ANÁLISE DO ADVOGADO PARA VERIFICAR, NO CASO CONCRETO, SE HÁ RISCO DE QUEBRA DE SIGILO, ORIENTAÇÕES CONFLITANTES, E OUTRAS HIPÓTESES DE VIOLAÇÃO DAS REGRAS DE ÉTICA PROFISSIONAL. Não é vedado ao advogado advogar contra ex-cliente. Entretanto, cabe-lhe, analisando a situação concreta, verificar se para advogar contra o ex-cliente deverá usar informações sigilosas que dele recebeu ou manifestar-se contrariamente a conselhos que lhe dera. etc. Em suma, agirá contra a ética profissional se, por qualquer modo, abusar da confiança que recebera de seu agora ex-cliente. Proc. 25.0886.2025.009392-6 - v.m., em 18/09/2025, parecer e ementa do Rel. Dr. ZANON ROZZANTI DE PAULA BARROS, Rev. Dra. VIVIANE PIRES DE BARROS ZANATTA, Presidente Dr. JAIRO HABER.

Veja todas as ementas aprovadas pela OAB/SP.

Patrocínio

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...