MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. "Bizarra", diz Moraes de ação do PL no TSE que pedia anulação de urnas
Sem precedentes

"Bizarra", diz Moraes de ação do PL no TSE que pedia anulação de urnas

Segundo o ministro, se o TSE atendesse ao pedido, o PL perderia boa parte das cadeiras conquistadas em 2022.

Da Redação

terça-feira, 21 de outubro de 2025

Atualizado às 13:04

Durante o voto no julgamento da AP 2.694, que apura a atuação do chamado "Núcleo 4" da tentativa de golpe de Estado, ministro Alexandre de Moraes classificou como "uma das coisas mais bizarras que a Justiça Eleitoral já recebeu" a representação apresentada pelo PL após a derrota de Jair Bolsonaro nas eleições de 2022.

Segundo o relator, em 22 de novembro daquele ano o partido ingressou com pedido de verificação extraordinária das eleições, buscando anular apenas metade das urnas eletrônicas - especificamente os modelos fabricados antes de 2020 - sob a alegação de que estariam fraudadas.

Assista:

A representação, disse o ministro, teve por objetivo "ampliar a tensão social e a polarização", e se baseou em documento falso no qual teria atuado o réu Carlos César Rocha.

Moraes destacou a contradição da legenda ao tentar anular apenas votos do segundo turno, em que o candidato Lula saiu vitorioso, e não do primeiro, quando o PL elegeu 99 deputados e diversos governadores.

"Se as urnas fossem anuladas, o Partido Liberal perderia mais da metade dos deputados", observou.

Diante da recusa do PL em corrigir a petição inicial - isto é, em incluir o primeiro turno no pedido de anulação das urnas que o próprio partido alegava serem "fraudadas" -, o ministro reconheceu a atuação de má-fé da legenda.

Por essa conduta, aplicou multa por litigância de má-fé correspondente a 1,5% sobre o valor da causa - que, considerando o montante das urnas questionadas, chegou a aproximadamente R$ 22 milhões.

O ministro também rebateu a narrativa de que a decisão teria sido monocrática.

"Recorreram, e o plenário do Tribunal Superior Eleitoral manteve a alegação de má-fé e a multa."

Patrocínio

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA
TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA