MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. OAB pede reunião com o INSS após notícia sobre serviços previdenciários
Reação institucional

OAB pede reunião com o INSS após notícia sobre serviços previdenciários

Entidade pediu apuração de casos e reunião urgente com a direção do órgão.

Da Redação

domingo, 2 de novembro de 2025

Atualizado em 3 de novembro de 2025 09:45

A OAB e o Colégio de Presidentes encaminharam ofício ao presidente do INSS, Gilberto Waller, após publicação nas redes do órgão afirmar que "ninguém precisa pagar a ninguém para pedir um benefício do INSS", defendendo a essencialidade da advocacia e solicitando apuração e reunião urgente.

O documento da Ordem ressalta que, embora o acesso aos serviços previdenciários seja gratuito e possa ser feito pelos canais oficiais, isso não afasta a relevância técnica da advocacia na defesa dos direitos dos segurados. Lembra, ainda, que a Constituição Federal, em seu art. 133, estabelece que a advocacia é indispensável à administração da Justiça, cabendo-lhe atuação especializada na correta interpretação e aplicação das normas previdenciárias.

Na publicação, no site do INSS, o Instituto reforça que:

"Todos os seus serviços podem ser solicitados diretamente pelos interessados de forma simples, gratuita e segura. Pelos canais oficiais do Instituto, é possível pedir benefícios, acompanhar processos e esclarecer dúvidas sem pagar nada por isso.

Ainda assim, muitas pessoas contratam um intermediário, acreditando que isso pode agilizar a análise do pedido. No entanto, a análise dos requerimentos de benefícios ou serviços do INSS segue uma ordem única de processamento e obedece a critérios legais. Ou seja, só recebe quem tem direito."

Veja abaixo a imagem divulgada no site:

 (Imagem: Reprodução/INSS)

OAB e seccionais solicitam reunião urgente com o INSS após postagem sobre serviços previdenciários.(Imagem: Reprodução/INSS)

"A atuação da advocacia previdenciária não se confunde com a de intermediários que eventualmente se aproveitam da vulnerabilidade dos cidadãos. Trata-se de um serviço técnico, voltado à efetivação da justiça social e à garantia da concessão correta dos benefícios", afirma texto assinado pelo presidente da OAB, Beto Simonetti, pelo vice-presidente, Felipe Sarmento, pela presidente da Comissão Especial de Direito Previdenciário, Shynaide Mafra Holanda Maia, e pelo Colégio de Presidentes da OAB.

As entidades reforçam o espírito de parceria institucional entre a OAB, o Ministério da Previdência Social e o INSS, sustentado por acordo de cooperação técnica que reconhece a advocacia como habilitada a representar cidadãos perante a Previdência Social.

No fechamento, solicitam que o INSS apure as situações mencionadas e agende, com urgência, reunião com o OAB para tratar do tema.

Em nota, a OAB/SP afirmou apoiar ações do INSS contra fraudes, mas destacou que o combate a golpes não dispensa a advocacia previdenciária:

"A respeito de publicação recente do INSS alertando os cidadãos que "não é preciso pagar ninguém para solicitar qualquer benefício do INSS" e que é possível "resolver tudo direto com o Instituto, sem intermediários", a OAB SP reitera seu apoio e contribuição efetiva a iniciativas que protejam os contribuintes da ação criminosa de pessoas que se passam por intermediários ou por agentes do órgão federal para aplicar golpes e descontos indevidos contra aposentados e pensionistas.

Pontua, no entanto, que o combate a esse tipo de intermediação fraudulenta não deve, por suposto, prescindir da advocacia. Pelo contrário. A advocacia previdenciária - atividade prevista na Constituição e regida por Código de Ética - atua para garantir direitos sociais e assegurar que contribuintes que tenham sido vítimas de golpe recebam adequado e justo ressarcimento, protegendo-os de perdas patrimoniais."

Patrocínio

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...