MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. OAB/DF repudia tentativa de silenciar advogado durante CPMI do INSS
Prerrogativas da advocacia

OAB/DF repudia tentativa de silenciar advogado durante CPMI do INSS

Sessão foi suspensa após confusão envolvendo o deputado Zé Trovão e o advogado Cleber Lopes. Seccional cobrou providências legais e levou caso às Comissões de Ética do Congresso.

Da Redação

quinta-feira, 25 de setembro de 2025

Atualizado às 18:20

A sessão da CPMI do INSS desta quinta-feira, 25, foi suspensa após confusão durante a oitiva do empresário Antônio Carlos Camilo Antunes, conhecido como “Careca do INSS”. O advogado de defesa, Cleber Lopes, foi hostilizado pelo deputado Zé Trovão, que avançou em sua direção e gritou: “Cala a boca, você não tem direito de falar”.

Diante do episódio, a OAB/DF divulgou nota de repúdio, pediu às Comissões de Ética da Câmara e do Senado a apuração da conduta parlamentar e, em ofício ao presidente da CPMI, denunciou o desrespeito às prerrogativas profissionais, cobrando providências

 (Imagem: Edilson Rodrigues/Agência Senado)

Após confusão em CPMI do INSS, OAB/DF repudia ataques a advogado e pede providências(Imagem: Edilson Rodrigues/Agência Senado)

Ânimos exaltados

O tumulto teve início quando o relator da comissão, deputado Alfredo Gaspar, afirmou que Antunes “aplicou o maior roubo contra aposentados e pensionistas do Brasil”. A declaração provocou reação do advogado Cleber Lopes, que tentou intervir em defesa do cliente.

Em meio ao bate-boca, o deputado Zé Trovão que dirigiu-se ao defensor e gritou: “Cala a boca, você não tem direito de falar”.

Naquele momento, a presidência dos trabalhos estava a cargo do deputado Duarte Jr., que tentou acalmar os ânimos, mas não teve sucesso. A Polícia Legislativa foi acionada e a sessão acabou suspensa por cerca de dez minutos.

Antunes chegou a se levantar para deixar a sala, mas foi convencido a permanecer. Após a retomada, permaneceu em silêncio, afastado do microfone, sem responder às perguntas do relator.

Nota de repúdio

Em nota oficial, a OAB/DF repudiou a conduta contra o advogado Cleber Lopes, afirmando que se trata de ofensa não apenas ao profissional, mas a toda a advocacia.

"A advocacia jamais poderá ser silenciada no exercício da ampla defesa e do contraditório, direitos constitucionais de todos os cidadãos brasileiros. Isso se torna ainda mais crítico em um ambiente parlamentar, que deveria, por excelência, zelar pelo respeito às regras constitucionais."

A Seccional anunciou que adotará medidas legais, inclusive junto ao STF, se necessário, e que solicitará à Mesa da Câmara e do Senado o encaminhamento do caso às Comissões de Ética, diante da possível quebra de decoro parlamentar.

“É inadmissível que o Estado Democrático de Direito transija com a agressão às prerrogativas da advocacia”, concluiu a entidade.

Ofício ao presidente da CPMI

Em ofício encaminhado ao senador Carlos Viana, presidente da CPMI, e assinado pelo presidente da OAB/DF, Paulo Maurício Siqueira, a entidade destacou que o advogado foi impedido de exercer suas prerrogativas profissionais.

"É público e notório que durante a sessão, o advogado Cléber Lopes, no exercício de seu direito de defesa sofreu ataques, intimidações e cerceamento do exercício profissional, (...), também sendo proibido de se retirar da sala sem autorização da Presidência da Comissão e publicamente desrespeitado em sua condição profissional."

No texto, a Seccional apresentou quatro pedidos formais:

  • Retratação pública das declarações ofensivas à advocacia;
  • Audiência oficial para tratar de providências institucionais e medidas de reparação;
  • Registro em ata dos episódios de constrangimento e desrespeito;
  • Adoção de medidas imediatas para garantir o pleno exercício profissional da advocacia, conforme previsto na Estatuto da Advocacia.

Confira a íntegra do ofício.

Patrocínio

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS