MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. ChatGPT vai parar de dar conselhos médicos e jurídicos? Entenda
Apenas conselheiro

ChatGPT vai parar de dar conselhos médicos e jurídicos? Entenda

Recente atualização das políticas da OpenAI gerou confusão ao reforçar que a ferramenta não deve substituir profissionais licenciados em áreas sensíveis.

Da Redação

terça-feira, 4 de novembro de 2025

Atualizado em 5 de novembro de 2025 09:05

Uma atualização da OpenAI nas políticas de uso do ChatGPT, publicada no último dia 29, gerou polêmica internacional. O documento reforça que a ferramenta não pode ser utilizada para oferecer consultoria personalizada em áreas que exigem licença profissional - como advocacia ou medicina.

A medida causou preocupação entre usuários, que temeram restrições no uso do sistema. No entanto, a mudança não deve trazer impactos significativos. A empresa apenas reiterou uma regra já existente: o ChatGPT não substitui profissionais devidamente habilitados.

As políticas também destacam que as normas da plataforma "não substituem requisitos legais, deveres profissionais ou obrigações éticas" que devem orientar o uso da inteligência artificial. Assim, o ChatGPT continuará respondendo dúvidas e oferecendo informações de caráter geral, sem desempenhar o papel de um especialista.

Veja o que dizem as políticas de uso:

Ao utilizar os serviços OpenAI, você deve seguir as seguintes Políticas de Uso:

  • Proteja as pessoas. Todos têm direito à segurança. Por isso, nossos serviços não podem ser utilizados para estes fins:

(...)

  • fornecimento de consultoria personalizada que exija licença, como consultoria jurídica ou médica, sem o envolvimento adequado de um profissional licenciado

 (Imagem: Timon/Adobe Stock)

ChatGPT não deve ser usado para consultoria jurídica e médica, diz OpenAI.(Imagem: Timon/Adobe Stock)

"Conselheiro"

Após a circulação de notícias sobre a alteração, Karan Singhal, líder na equipe de "Helth IA" da empresa, afirmou, no X, que é falsa a informação de que essa é uma atualização recente.

Ele afirma que "o ChatGPT nunca substituiu aconselhamento profissional, mas continua sendo um excelente recurso para ajudar as pessoas a compreenderem informações jurídicas e de saúde".

hasTwitter

O que diz o ChatGPT?

Questionado sobre a atualização, a própria ferramenta de IA afirma que a regra não é nova, mas foi reafirmada e consolidada na recente atualização dos termos de uso.

A plataforma também apresentou uma tabela sobre o que é permitido com relação a dúvidas jurídicas levadas à ferramenta:

 (Imagem: Reprodução/ChatGPT)

ChatGPT não deve ser usado para consultoria jurídica e médica, diz OpenAI.(Imagem: Reprodução/ChatGPT)

Patrocínio

Patrocínio

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...