MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. ChatGPT vai parar de dar conselhos médicos e jurídicos? Entenda
Apenas conselheiro

ChatGPT vai parar de dar conselhos médicos e jurídicos? Entenda

Recente atualização das políticas da OpenAI gerou confusão ao reforçar que a ferramenta não deve substituir profissionais licenciados em áreas sensíveis.

Da Redação

terça-feira, 4 de novembro de 2025

Atualizado em 5 de novembro de 2025 09:05

Uma atualização da OpenAI nas políticas de uso do ChatGPT, publicada no último dia 29, gerou polêmica internacional. O documento reforça que a ferramenta não pode ser utilizada para oferecer consultoria personalizada em áreas que exigem licença profissional - como advocacia ou medicina.

A medida causou preocupação entre usuários, que temeram restrições no uso do sistema. No entanto, a mudança não deve trazer impactos significativos. A empresa apenas reiterou uma regra já existente: o ChatGPT não substitui profissionais devidamente habilitados.

As políticas também destacam que as normas da plataforma "não substituem requisitos legais, deveres profissionais ou obrigações éticas" que devem orientar o uso da inteligência artificial. Assim, o ChatGPT continuará respondendo dúvidas e oferecendo informações de caráter geral, sem desempenhar o papel de um especialista.

Veja o que dizem as políticas de uso:

Ao utilizar os serviços OpenAI, você deve seguir as seguintes Políticas de Uso:

  • Proteja as pessoas. Todos têm direito à segurança. Por isso, nossos serviços não podem ser utilizados para estes fins:

(...)

  • fornecimento de consultoria personalizada que exija licença, como consultoria jurídica ou médica, sem o envolvimento adequado de um profissional licenciado

 (Imagem: Timon/Adobe Stock)

ChatGPT não deve ser usado para consultoria jurídica e médica, diz OpenAI.(Imagem: Timon/Adobe Stock)

"Conselheiro"

Após a circulação de notícias sobre a alteração, Karan Singhal, líder na equipe de "Helth IA" da empresa, afirmou, no X, que é falsa a informação de que essa é uma atualização recente.

Ele afirma que "o ChatGPT nunca substituiu aconselhamento profissional, mas continua sendo um excelente recurso para ajudar as pessoas a compreenderem informações jurídicas e de saúde".

hasTwitter

O que diz o ChatGPT?

Questionado sobre a atualização, a própria ferramenta de IA afirma que a regra não é nova, mas foi reafirmada e consolidada na recente atualização dos termos de uso.

A plataforma também apresentou uma tabela sobre o que é permitido com relação a dúvidas jurídicas levadas à ferramenta:

 (Imagem: Reprodução/ChatGPT)

ChatGPT não deve ser usado para consultoria jurídica e médica, diz OpenAI.(Imagem: Reprodução/ChatGPT)

Patrocínio

Patrocínio

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA