MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Moraes autoriza general preso por trama golpista a fazer o Enem
Educação

Moraes autoriza general preso por trama golpista a fazer o Enem

General Mário Fernandes poderá se deslocar para a prova sob escolta policial discreta, visando a ressocialização e a possibilidade de redução de pena.

Da Redação

quinta-feira, 6 de novembro de 2025

Atualizado às 11:56

Ministro Alexandre de Moraes deferiu a permissão para que o general Mário Fernandes se ausente da unidade prisional onde se encontra detido, a fim de realizar o Enem - Exame Nacional do Ensino Médio, nas datas de 9 e 16 de novembro.

Fernandes está sob prisão preventiva desde novembro do ano passado, alocado no Comando Militar do Planalto, em decorrência de seu envolvimento na conspiração golpista que visava manter o ex-presidente Jair Bolsonaro no poder, mesmo diante da derrota eleitoral.

Mário Fernandes atuou como chefe substituto da Secretaria-Geral da Presidência durante o governo Jair Bolsonaro. De acordo com a denúncia da PGR, ele foi responsável por elaborar o plano "Punhal Verde Amarelo", que previa o assassinato do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva, do vice Geraldo Alckmin e do ministro Alexandre de Moraes. 

Ele figura como réu no núcleo 2 da referida trama golpista, com julgamento agendado para o dia 9 de dezembro.

 (Imagem: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Moraes autoriza general Mário Fernandes, preso pela trama golpista, a fazer o Enem.(Imagem: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Conforme a decisão de Moraes, proferida em atendimento a um pleito da defesa, Fernandes poderá se deslocar exclusivamente nos dias de aplicação das provas até a UnB - Universidade de Brasília para prestar o Enem. O ministro determinou que a escolta policial seja realizada de maneira discreta, "sem ostensividade no uso de armas".

No requerimento, a defesa argumentou que o estudo deve ser valorizado como um instrumento de ressocialização e alegou que o general pretende utilizar uma eventual aprovação no Enem para obter a redução de sua pena, caso seja condenado pelo Supremo.

Leia a decisão.

Patrocínio

Patrocínio

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...