MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. TSE promove debate sobre igualdade de gênero e representatividade na política
“Democracia: Substantivo Feminino”

TSE promove debate sobre igualdade de gênero e representatividade na política

Evento reúne mulheres de diversas áreas para debater desafios, avanços e ações afirmativas voltadas à participação feminina no poder.

Da Redação

quarta-feira, 19 de novembro de 2025

Atualizado às 14:56

O TSE realiza, no dia 24 de novembro, véspera do Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres, o encontro “Democracia: Substantivo Feminino”.

O objetivo é ampliar o espaço para ouvir mulheres em diálogos sobre dificuldades, possibilidades, avanços e obstáculos ainda presentes na busca pela igualdade de gênero no país, especialmente na ocupação de cargos de poder.

 (Imagem: Reprodução/TSE)

TSE reúne mulheres para debater igualdade de gênero e falta de segurança para mulheres na política.(Imagem: Reprodução/TSE)

A presidente do TSE, ministra Cármen Lúcia, fará a abertura e destaca que períodos eleitorais expõem ainda mais a violência enfrentada por mulheres no cenário político.

“Em períodos eleitorais, a violência contra a mulher escancara-se ainda mais nos processos políticos. Às vésperas de novas eleições gerais, é imperativo que a Justiça Eleitoral ouça a sociedade e promova estratégias para enfrentar a violência que as mulheres sofrem ao se candidatar a cargos políticos. É necessário estimular e ampliar a representatividade feminina nos cargos de poder."

Para a magistrada, a igualdade entre mulheres e homens precisa deixar de ser apenas um princípio constitucional e se tornar realidade concreta no âmbito social, político e econômico.

“Ampliar a participação feminina na política não é concessão, é condição para que a igualdade prevista na Constituição se cumpra e transpareça, segundo a vontade livre de cada eleitora e eleitor, nos votos, nos cargos e na voz democrática da sociedade. Afinal, sem a igual dignidade de todas as pessoas, não há democracia plena.”

Programação

Aberto ao público, o encontro reunirá mulheres de diferentes áreas para compartilhar experiências, perspectivas e discutir caminhos para efetivar a igualdade, com foco em ações afirmativas e no enfrentamento à violência de gênero.

Ao longo do dia, serão realizadas três rodas de conversa. A primeira, “Conceitos e preconceitos explícitos e ocultos: novas ações afirmativas possíveis”, contará com a presença da ministra Macaé Evaristo, do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, da deputada federal Benedita da Silva (PT-RJ) e da jornalista Flávia Oliveira.

Na sequência, a atriz e escritora Maria Ribeiro, a cantora Fafá de Belém e a empresária Luiza Trajano debaterão o tema “Democracia e violências: atitudes e platitudes sociais”.

Encerrando o evento, a roda de conversa “Consenso de gerações: democracia e liberdade sem idade – passado, presente e futuros” reunirá a atriz Denise Fraga, a presidente da Rede Sarah de Hospitais de Reabilitação, Lúcia Braga, a jornalista Basília Rodrigues e a líder indígena Thaís Pitaguary.

Clique aqui e faça inscrição.

 (Imagem: Reprodução/TSE)

(Imagem: Reprodução/TSE)

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...