MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Obra da Mizuno aborda feminicídio, pandemia e estrutura patriarcal no RJ
Indicação Mizuno

Obra da Mizuno aborda feminicídio, pandemia e estrutura patriarcal no RJ

O livro discute de forma crítica o feminicídio no Brasil, entrelaçando sua análise com o cenário da pandemia e as raízes da opressão patriarcal no Rio de Janeiro.

Da Redação

sexta-feira, 21 de novembro de 2025

Atualizado em 19 de novembro de 2025 15:52

A Editora Mizuno publica a obra "Feminicídio | De acordo com a Lei 14.994, de 2024 - A mulher do patriarcado e o impacto da pandemia de Covid-19 no estado do Rio de Janeiro", obra da jurista e pesquisadora Audra Pires Silveira Thomaz, que chega ao mercado como referência para estudiosos, operadores do Direito e profissionais que atuam na proteção dos direitos das mulheres.

Resultado de anos de pesquisa, o livro combina análise histórica, sociológica, jurídica e estatística para explicar como o patriarcado estrutura a violência de gênero no Brasil e como a pandemia agravou esse cenário, especialmente no Rio de Janeiro. A autora examina desde os fundamentos teóricos do feminismo até decisões judiciais nacionais e internacionais, incluindo casos emblemáticos como os de Maria da Penha e Márcia Barbosa.

Atualizada com a lei 14.994/24, a obra apresenta conteúdo robusto distribuído em cinco capítulos, que abordam desde a evolução legislativa até o impacto das políticas públicas no enfrentamento ao feminicídio. A pesquisa utiliza o método hipotético-dedutivo e reúne extensa bibliografia e dados oficiais, oferecendo uma compreensão aprofundada do tema.

 (Imagem: Divulgação )

A obra aborda causas, legislação e impactos da violência contra a mulher.(Imagem: Divulgação )

O livro é voltado a estudantes, pesquisadores, concurseiros, operadores do Direito, integrantes da segurança pública, gestores e todos os interessados no combate à violência de gênero. Também traz respostas para dúvidas recorrentes sobre legislação, casos reais, políticas públicas e preparação para concursos.

Em tom crítico e propositivo, Audra Thomaz reforça a urgência de enfrentar a violência letal contra mulheres como problema estrutural, social e jurídico, intensificado em períodos de crise, como a pandemia.

Com densidade teórica e relevância prática, a obra é leitura essencial para quem deseja compreender a realidade brasileira e atuar na construção de políticas mais eficazes de proteção às mulheres.

Clique aqui, conheça a obra e adquira o seu exemplar!

Editora Mizuno

Patrocínio

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA
TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA