MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Mulher é condenada por injúria contra médico e ameaças a enfermeira
Condenação

Mulher é condenada por injúria contra médico e ameaças a enfermeira

Relator reforçou que a discussão não se tratou de "mero ato jocoso" e afastou a tese levantada pela defesa de que a ré é bipolar.

Da Redação

sexta-feira, 21 de novembro de 2025

Atualizado às 11:02

A 7ª câmara de Direito Criminal do TJ/SP manteve a sentença que condenou uma mulher pelos crimes de injúria racial contra um médico e de ameaça contra uma enfermeira. As penas aplicadas somam dois anos de reclusão e um mês e cinco dias de detenção, em regime inicial aberto, substituídas por prestação de serviços à comunidade e pagamento de multa.

Segundo o processo, a acusada foi ao hospital visitar a avó internada e, nervosa, pediu um calmante ao médico de plantão. Diante da informação de que o hospital atendia apenas emergências e da orientação para que buscasse o Caps ou uma Unidade de Pronto Atendimento, ela passou a ofender o profissional com termos racistas e, em seguida, ameaçou uma enfermeira.

 (Imagem: Arte Migalhas)

Mantida condenação de mulher por injúria racial e ameaça.(Imagem: Arte Migalhas)

No voto, o relator, desembargador Mens de Mello, destacou que o episódio não configurou "mero ato jocoso" e rejeitou a tese da defesa de que a ré, por ser bipolar, não poderia ser plenamente responsabilizada.

O magistrado afirmou: "a suposta existência de transtorno bipolar não torna o agente inimputável, mormente porque foi adotado o critério biopsicológico segundo o qual o transtorno mental somente afeta a imputabilidade se interferir na capacidade de discernimento, o que não é o caso dos autos".

O julgamento, unânime, contou com a participação dos desembargadores Klaus Marouelli Arroyo e Ivana David.

Acesse o acórdão.

Patrocínio

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...