MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. TJ/CE autoriza gravação de conversas entre presos e advogados; OAB repudia
Criminal

TJ/CE autoriza gravação de conversas entre presos e advogados; OAB repudia

Decisão atendeu a pedido do MP e motivou reação da OAB/CE, que afirma violação ao sigilo profissional.

Da Redação

sexta-feira, 21 de novembro de 2025

Atualizado às 17:04

A 3ª câmara Criminal do TJ/CE autorizou a captação ambiental de diálogos entre pessoas privadas de liberdade e seus advogados na Penitenciária Estadual de Segurança Máxima, localizada em Aquiraz, região metropolitana de Fortaleza. 

O pedido havia sido formulado por promotores da Corregedoria de Presídios de Fortaleza e do Gaeco, que sustentaram a necessidade da medida para combater a atuação de facções criminosas.

Segundo o MP, a unidade abriga presos apontados como lideranças de organizações criminosas e a iniciativa segue modelo semelhante adotado em presídios federais.

 (Imagem: Freepik)

TJ/CE autoriza gravação de conversas entre presos e advogados.(Imagem: Freepik)

OAB/CE, que figura como agravada no processo, manifestou forte discordância. Para a entidade, a autorização viola o sigilo das comunicações entre advogados e clientes, protegido pelo Estatuto da Advocacia (lei 8.906/94), pela lei de execução penal e pela própria Constituição.

Em nota, a OAB/CE afirmou que nenhuma política de enfrentamento ao crime pode permitir o enfraquecimento das prerrogativas profissionais, sob pena de comprometer o direito de defesa e o equilíbrio do sistema de Justiça. 

Veja a íntegra:

"A Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Ceará (OAB-CE) manifesta veemente discordância quanto à decisão que autoriza a captação dos diálogos entre advogados e pessoas privadas de liberdade na Penitenciária Estadual de Segurança Máxima.

A medida, resultante de provimento da 3ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Ceará ao Agravo de Execução interposto pelo Ministério Público Estadual, viola o sigilo profissional, compromete o exercício pleno da defesa e afronta diretamente o artigo 7º da lei 8.906/94 (Estatuto da Advocacia e da OAB), que assegura a inviolabilidade das comunicações entre advogado e cliente, além de ferir a Lei de Execução Penal e a própria Constituição Federal.

A OAB-CE reafirma que nenhuma política de enfrentamento ao crime pode justificar o enfraquecimento das prerrogativas da advocacia, sob pena de sacrificar o direito de defesa, a ampla garantia constitucional do contraditório e os próprios pilares do Estado Democrático de Direito.

A Ordem cearense adorará todas as medidas judiciais e administrativas necessárias para assegurar a plena observância e o efetivo cumprimento do Estado da Advocacia."

Patrocínio

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA
TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA