MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Moraes determina perda de mandato de Ramagem
Trama golpista

Moraes determina perda de mandato de Ramagem

Mesa da Câmara deverá declarar perda automática do cargo.

Da Redação

terça-feira, 25 de novembro de 2025

Atualizado às 18:21

O ministro Alexandre de Moraes determinou, nesta terça-feira, 25, que a Câmara dos Deputados declare a perda do mandato do deputado Federal Alexandre Ramagem. A determinação consta da mesma decisão em que o ministro certifica o trânsito em julgado da ação penal referente à chamada trama golpista, na qual Ramagem foi condenado a 16 anos, um mês e 15 dias de prisão, em regime inicial fechado.

O rito para a perda do mandato será formalizado pela Mesa Diretora da Câmara, conforme determina a Constituição em casos de condenação criminal transitada em julgado. 

Segundo o despacho, a cassação decorre automaticamente do início da execução definitiva da pena: como o deputado não pode comparecer às sessões legislativas, a Constituição exige que a Mesa da Câmara declare a perda do mandato.

Ex-diretor da Abin, Ramagem deixou o país em setembro, logo após sua condenação no Supremo, e é considerado foragido. Moraes registra na decisão que o parlamentar encontra-se nos Estados Unidos, impossibilitado de cumprir as funções legislativas e de iniciar o cumprimento da pena.

A decisão também rejeita os últimos recursos apresentados pelas defesas na ação penal do golpe, encerrando a fase recursal e autorizando a execução das penas impostas aos réus.

 (Imagem: Fotoarena/Folhapress)

Moraes determina cassação do mandato de Alexandre Ramagem.(Imagem: Fotoarena/Folhapress)

Contexto da condenação

Ramagem foi condenado por utilizar a estrutura da Agência Brasileira de Inteligência para monitoramento ilegal de adversários políticos e fornecer suporte às ações que buscavam desestabilizar instituições e romper a ordem democrática. Além da pena de prisão, foram fixados 50 dias-multa.

No mesmo despacho, Moraes determinou a execução definitiva das penas impostas a outros réus do núcleo central dos atos golpistas, entre eles:

  • Jair Bolsonaro
  • Walter Braga Netto
  • Anderson Torres
  • Augusto Heleno
  • Almir Garnier
  • Paulo Sergio Nogueira

Patrocínio

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...