MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Mesa Diretora da Câmara declara perda de mandato de Eduardo Bolsonaro e Ramagem
Casassão

Mesa Diretora da Câmara declara perda de mandato de Eduardo Bolsonaro e Ramagem

Decisão administrativa foi tomada pela maioria do colegiado após fim do prazo de defesa e será publicada no Diário Oficial da Casa.

Da Redação

quinta-feira, 18 de dezembro de 2025

Atualizado às 18:22

A Mesa Diretora da Câmara dos Deputados decidiu, nesta quinta-feira, 18, declarar a perda dos mandatos dos deputados Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem.

A deliberação ocorreu após o encerramento do prazo de defesa concedido aos parlamentares, que terminou na quarta-feira, 17, e será formalizada por meio de publicação no Diário Oficial da Câmara.

A decisão foi tomada pela maioria dos integrantes da Mesa, presidida pelo deputado Hugo Motta. Entre os membros titulares que endossaram a medida estão, além do presidente, os deputados Lula da Fonte, Delegada Katarina e Carlos Veras. Também subscreveram a decisão os suplentes Paulo Folletto, Antonio Carlos Rodrigues e Dr. Victor Linhalis.

 (Imagem: Gabriela Biló/Folhapress/Eduardo Bolsonaro)

Mesa Diretora da Câmara decidiu pela cassação dos mandatos de Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem em deliberação administrativa.(Imagem: Gabriela Biló/Folhapress/Eduardo Bolsonaro)

No caso de Eduardo Bolsonaro, a perda do mandato decorre do acúmulo de faltas às sessões da Câmara ao longo do ano.

O parlamentar está nos Estados Unidos desde fevereiro e, após o término do período de licença, passou a ter ausências contabilizadas, uma vez que não obteve autorização para o exercício do mandato à distância.

Já Alexandre Ramagem teve o mandato declarado vago em razão de condenação criminal com trânsito em julgado no STF. O ex-diretor da Abin foi sentenciado a 16 anos, um mês e 15 dias de prisão, em regime inicial fechado, por participação na tentativa de golpe de Estado, e deixou o país durante o julgamento, encontrando-se atualmente nos Estados Unidos.

O presidente da Câmara havia manifestado, na semana anterior, a intenção de concluir os dois casos antes do início do recesso parlamentar, que começa nesta sexta-feira, 19.

Com a deliberação da Mesa Diretora, as cassações passam a produzir efeitos administrativos imediatos, sem necessidade de votação em plenário.

Patrocínio

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...