MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Fux afirma que racismo no Brasil é “uma história que não acaba”
Racismo estrutural

Fux afirma que racismo no Brasil é “uma história que não acaba”

Durante julgamento no STF, ministro afirmou que o país vive estado de coisas inconstitucional marcado pelo racismo estrutural.

Da Redação

quarta-feira, 26 de novembro de 2025

Atualizado às 17:47

O plenário do STF retomou, nesta quarta-feira, 26, o julgamento da ADPF 973, em que sete partidos — PT, PSOL, PSB, PCdoB, Rede, PDT e PV — apontam violações sistemáticas de direitos da população negra e pedem a adoção de medidas estruturais de reparação.

Relator do caso, o ministro Luiz Fux afirmou que o país vive um estado de coisas inconstitucional decorrente do racismo estrutural e institucional, evidenciado por violações contínuas aos direitos à vida, saúde, segurança, moradia e alimentação.

O ministro destacou que negar o racismo estrutural é negar a realidade, observando que o fenômeno se manifesta na desigualdade de acesso à educação de qualidade, a cargos estratégicos e a políticas públicas capazes de enfrentar disparidades históricas. Segundo Fux, mesmo com cotas raciais e iniciativas recentes do CNJ, a presença da população negra em posições de poder ainda não reflete a diversidade brasileira.

"A verdade é que não ocupam os cargos estratégicos, não têm essa chance; a carência vem lá de trás, que é o racismo histórico. Vou dizer algo mais enfático: é uma história que não acaba. Esse racismo histórico é uma história que não acaba, é mais do que estrutural."

Veja:

Patrocínio

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS tem atuação na área empresarial trabalhista