MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Em evento, Cármen Lúcia reforça que democracia é construção permanente
Voz e diálogo

Em evento, Cármen Lúcia reforça que democracia é construção permanente

Na Conferência Literatura e Democracia, a ministra destacou a importância do diálogo e afirmou que "democracia é uma experiência de vida que se constrói, se escolhe e se aprimora".

Da Redação

domingo, 30 de novembro de 2025

Atualizado às 11:41

No sábado, 29, a ministra Cármen Lúcia, do STF, participou da Conferência Literatura e Democracia, realizada pela Fundação Casa de Rui Barbosa, no Rio de Janeiro/RJ. Em sua exposição, a ministra defendeu a importância da comunicação, da memória e da liberdade para o fortalecimento da democracia.

"Valorizar a comunicação com o outro é uma forma de fortalecer a própria democracia. A democracia é um espaço de liberdade para que a sociedade viva plenamente, não é apenas um modelo de Estado ou um regime político, mas uma forma de convivência que amplia nossos limites e garante que todos tenham voz."

Ao destacar o papel do diálogo e da construção coletiva da sociedade, Cármen explicou que "a palavra nos constrói, desconstrói e nos faz reinventar", acrescentando que "a democracia também se edifica e se desenvolve, e deve ser praticada diariamente. A liberdade é quase um sentimento, uma construção permanente, e é pela palavra que temos a possibilidade de fortalecê-la".

 (Imagem: Fernando Frazão/Agência Brasil)

Em evento no Rio, Cármen Lúcia reforça que "democracia é uma experiência de vida que se constrói, se escolhe e se aprimora".(Imagem: Fernando Frazão/Agência Brasil)

A ministra também relembrou períodos ditatoriais vividos pelo Brasil e ressaltou que a literatura preserva a memória da resistência e das lutas. Defendeu a formação de uma sociedade livre, justa, solidária e mais humana, ressaltando a singularidade de cada indivíduo.

"Nem gêmeos são idênticos, mas todo ser humano é igual aos demais na sua dignidade, e só na democracia se garante esse respeito", afirmou.

Cármen Lúcia contou que, enquanto presidente do TSE, viajava pelo país e pelo mundo apresentando o sistema de votação brasileiro, dizendo que em outros países, quando demonstrada a urna eletrônica, "o público aplaude de pé", especialmente diante das atualizações, melhorias e possibilidades de auditoria.

Destacou que "ninguém desconfiava da urna: tínhamos 93% de confiança na Justiça Eleitoral. E, ainda assim, pela palavra, conseguiram plantar a desconfiança", pontuando que é justamente pela palavra que se deve defender os processos democráticos.

Ao final, a ministra reforçou que "democracia é uma experiência de vida que se constrói, se escolhe e se aprimora. Lutamos pela democracia todos os dias para que ela prevaleça. (...) Sonho com um Brasil em que cada pessoa possa ser o que desejar. Esse será um país livre e justo para todas e todos".

Informações: STF.

Patrocínio

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS