MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Desembargador do TJ/SC é alvo de ataques homofóbicos por advogados
Preconceito

Desembargador do TJ/SC é alvo de ataques homofóbicos por advogados

No Instagram, magistrado expôs mensagens ofensivas enviadas por advogados e afirmou que adotará medidas legais.

Da Redação

segunda-feira, 1 de dezembro de 2025

Atualizado às 12:09

O desembargador João Marcos Buch, do TJ/SC, tornou pública, no domingo, 30, uma série de mensagens de teor homofóbico enviadas por advogados em um grupo de WhatsApp. O magistrado afirmou ter sido alvo de ofensas e declarou que adotará providências legais.

Segundo relatou, as mensagens ofensivas ultrapassaram o ambiente restrito do grupo e chegaram ao seu conhecimento. Em publicação nas redes sociais, Buch destacou que críticas a decisões judiciais são naturais em um Estado Democrático de Direito, mas ressaltou que ataques pessoais, motivados por preconceito e hostilidade, configuram discurso de ódio e não serão tolerados.

O desembargador afirmou que não pretende relevar o episódio e que acionará os meios legais pertinentes. Ele disse ter optado por divulgar o caso preservando, por ora, a identidade dos envolvidos, que poderão se manifestar no curso das apurações.

Buch também mencionou a Parada do Orgulho LGBTI+ realizada em Florianópolis no último sábado, apontando sua relevância diante da persistente violação de direitos dessa população no país. Para o magistrado, pessoas que ocupam posições de autoridade têm o dever de reagir diante de ataques dessa natureza, "conforme a lei e a Constituição".

"Às vezes, pode se tornar exaustivo lutar todos os dias pelo direito de existir. Por isso, em um país que viola permanentemente os direitos da população LGBTI+, que desrespeita pessoas que, em muitos casos, não possuem condições de se defender, aqueles que ocupam espaços de poder, mais do que nunca, conforme a lei e conforme a Constituição, devem reagir."

Veja a publicação:

 (Imagem: Reprodução/Instagram)

Post realizado pelo desembargador no Instagram no último domingo, 30.(Imagem: Reprodução/Instagram)

Quem é  João Marcos Buch?

Natural de Porto União, João Marcos Buch formou-se bacharel em Direito pela Universidade Regional de Blumenau (Furb) em 1992. É mestre em Direito pela Univali - Universidade do Vale do Itajaí. Entrou na carreira da magistratura em julho de 1994. Atuou como juiz substituto nas comarcas de Florianópolis, Santa Cecília, Rio Negrinho, Joinville, Imbituba e São Francisco do Sul, e como juiz titular nas comarcas de Quilombo, Canoinhas e Joinville.

Já integrou o grupo temático de persecução penal da ENASP - Estratégia Nacional de Justiça e Segurança Pública e o núcleo de execução penal do Grupo de Monitoramento e Fiscalização. Atuou como juiz auxiliar em inspeções no sistema prisional pelo CNJ. Em 2023, foi promovido a juiz de direito de 2º grau. Em março de 2025, passou a atuar como desembargador do TJ/SC.

 (Imagem: Reprodução/TJSC)

Desembargador João Marcos Buch.(Imagem: Reprodução/TJSC)

Patrocínio

Patrocínio

AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA
AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA

Uma gestão jurídica diferente, especializada na gestão de processos. Vantagens: Agilidade | Eficiência | Fatura única | Atendimento individualizado | Emissão de NF | Serviço auditado | Foco no cliente. Contate-nos.

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...