MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Juiz afasta justa causa e reconhece dispensa imotivada de comissária de voo
Desproporcional

Juiz afasta justa causa e reconhece dispensa imotivada de comissária de voo

Magistrado concluiu que, apesar do uso indevido do programa de passagens, a falta não foi grave nem proporcional para justificar a penalidade máxima.

Da Redação

terça-feira, 2 de dezembro de 2025

Atualizado às 13:15

O juiz do Trabalho Mauricio Evandro Campos Costa, da 6ª vara de Guarulhos/SP, invalidou justa causa aplicada a comissária de voo e determinou o pagamento das verbas rescisórias típicas da dispensa imotivada.

Para o magistrado, embora tenha ocorrido uso indevido do programa interno de concessão de passagens, a empregadora não comprovou falta grave suficiente para a penalidade máxima, tampouco observou a gradação das punições.

Entenda o caso

A trabalhadora exerceu a função de comissária de voo de junho de 2017 até julho de 2024, quando foi dispensada por justa causa. Na ação, argumentou que a empresa não teria cumprido cláusula de acordo coletivo que exigiria justificativa formal para desligamentos dessa natureza e pediu a reversão da penalidade, com reintegração ao emprego ou, alternativamente, o pagamento das verbas devidas quando há dispensa imotivada.

A empresa contestou integralmente os pedidos e afirmou que a justa causa decorreu de investigação interna que identificou uso indevido do programa de passagens ao se cadastrar como "companheira de viagem" uma pessoa que não se enquadraria nas regras internas - que restringem o benefício a pais, padrasto ou madrasta, cônjuge ou união estável formalizada, companheiro de viagem e filhos até 26 anos.

Testemunhas confirmaram que a pessoa cadastrada não viajou com a trabalhadora.

 (Imagem: Freepik)

Juiz invalida justa causa e reconhece dispensa imotivada de comissária de voo.(Imagem: Freepik)

Falta grave, proporcionalidade e continuidade do vínculo

Ao examinar a validade da justa causa, o magistrado destacou que se trata da penalidade mais severa do direito do trabalho, exigindo prova robusta e demonstração de que a conduta é suficientemente grave. Ressaltou também que o princípio da continuidade da relação de emprego impõe ao empregador o ônus de comprovar não apenas o ato imputado, mas sua gravidade e proporcionalidade.

No caso concreto, embora tenha ficado comprovada a irregularidade quanto ao cadastro de beneficiário no programa de passagens, o juiz apontou que:

  • não houve demonstração de fraude, venda ou desvio do benefício;
  • não existia histórico de faltas anteriores ao longo de quase sete anos de contrato;
  • a empregadora não adotou penalidades gradativas, aplicando diretamente a punição máxima.

Diante disso, considerou a justa causa desproporcional e inválida, condenando a empresa ao pagamento de saldo salarial, aviso prévio proporcional (51 dias), 13º salário proporcional, férias proporcionais acrescidas de 1/3 e multa de 40% do FGTS, além da liberação das guias cabíveis. O processo tramita sob segredo de justiça.

O Dr. Carlos Barbosa, sócio do escritório Cerdeira, Rocha, Vendite, Barbosa, Borgo e Etchalus Advogados e Consultores Legais, atuou no caso.

Para o advogado "essa decisão reforça o princípio da continuidade da relação de trabalho e a exigência legal e jurisprudencial de prova robusta de uma verdadeira falta grave apta a autorizar a aplicação da penalidade máxima de justa causa ao trabalhador, destacando a importância de se observar a gradação de penas e a proporcionalidade da punição".

Cerdeira, Rocha, Vendite, Barbosa, Borgo e Etchalus Advogados e Consultores Legais

Patrocínio

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA
TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA