MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Evento discute combate à pirataria e falsificação no setor de bebidas
Encontro de autoridades

Evento discute combate à pirataria e falsificação no setor de bebidas

Com apoio de Abrabe e IBRAC, encontro teve painéis sobre mercado ilegal e diretrizes de logística reversa e descaracterização de embalagens.

Da Redação

quarta-feira, 3 de dezembro de 2025

Atualizado às 14:45

A ABBD - Associação Brasileira de Bebidas Destiladas e o Congresso em Foco promoveu, nesta quarta-feira, 3, o evento "Integridade no Setor de Bebidas: Estratégias contra a Pirataria e a Falsificação", que reuniu autoridades, especialistas e lideranças do setor para discutir medidas de enfrentamento à falsificação e de fortalecimento do mercado legal.

O evento contou com apoio da Abrabe - Associação Brasileira de Bebidas e do IBRAC - Instituto Brasileiro da Cachaça. Marcado para o Dia de Combate à Pirataria, o encontro foi transmitido ao vivo e teve dois painéis temáticos voltados ao combate ao mercado ilegal e às novas diretrizes de logística reversa e descaracterização de embalagens, temas que ganharam centralidade em razão do crescimento de fraudes e falsificações no setor.

A abertura ficou a cargo de Eduardo Cidade, presidente da ABBD.

Assista ao vivo:

Combate à falsificação

O primeiro painel, "Combate ao Mercado Ilegal e à Falsificação no Setor de Bebidas", reuniu Paulo Henrique Pereira, secretário nacional do Consumidor, o deputado Julio Lopes (PP/RJ), presidente da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Propriedade Intelectual e de Combate à Pirataria, e a delegada Isabel Davila, especialista em operações contra o mercado ilícito.

A moderação foi de Daniel Monferrari, da ABBD. Os expositores abordaram o crescimento da atuação de organizações criminosas, a articulação entre órgãos de fiscalização e mudanças legislativas em curso no Congresso.

Logística reversa e descaracterização

No segundo painel, "Logística Reversa, Descaracterização de Garrafas e Segurança do Ciclo de Embalagens", os participantes discutiram medidas estruturais para impedir o reuso ilegal de garrafas, mecanismos de rastreabilidade e avanços na regulamentação ambiental.

Entre os expositores estava o representante do Ministério do Meio Ambiente, Cris Foja, da Abrabe, e Paula Amaral Mello, advogada do Pinheiro Neto Advogados.

Transmissão ao vivo

O encerramento contou com fala de Carlos Eduardo Cabral de Lima, presidente da Diretoria Executiva do IBRAC. A transmissão ao vivo foi o principal canal de acompanhamento do público, ampliando o alcance do debate e permitindo que profissionais do setor, autoridades e interessados em políticas de enfrentamento ao mercado ilegal acompanhassem as discussões em tempo real.

Patrocínio

Patrocínio

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA