MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Ministro Humberto repreende advogado que interrompeu voto da ministra Nancy
Levou bronca

Ministro Humberto repreende advogado que interrompeu voto da ministra Nancy

Presidente da 3ª turma cobrou ética de causídico.

Da Redação

terça-feira, 9 de dezembro de 2025

Atualizado às 20:06

Nesta terça-feira, 9, durante julgamento da 3ª turma do STJ que discutia a responsabilidade de revendedora de veículos usados por defeito oculto na caixa de câmbio, ministro Humberto Martins, presidente do colegiado, precisou interromper o andamento da sessão para advertir um advogado que insistia em intervir enquanto a ministra Nancy Andrighi proferia voto.

A ministra explicava a jurisprudência consolidada da turma sobre a responsabilidade objetiva de revendedoras quando o advogado passou a fazer intervenções paralelas, corrigindo ou comentando trechos do voto.

Ao mencionar precedentes envolvendo defeito em motor, o advogado a interrompeu dizendo: "aí é câmbio".

A ministra respondeu que os julgados iniciam pelo motor e avançam ao câmbio, ao que o advogado replicou: "10 anos o carro".

Nancy prosseguiu expondo que a responsabilidade só é afastada quando comprovado que o defeito não existia no momento da venda ou decorreu exclusivamente de uso inadequado, ou de terceiro.

Mais adiante, ao mencionar que a perícia constatara adulteração na caixa de câmbio, o advogado voltou a interromper afirmando: "possível, não sabe, tá na prova".

Em seguida, diante da explicação de que o câmbio instalado não correspondia ao padrão original, ele insistiu: "não tem prova".

Foi então que o ministro Humberto Martins interveio:

"Evidentemente, Vossa Excelência não pode estar falando. A relatora está falando e Vossa Excelência fica falando."

O advogado tentou justificar afirmando tratar-se de "questão de fato", mas o presidente da turma encerrou o diálogo: "É questão de ética, só isso."

Veja o momento:

Patrocínio

Patrocínio

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...