MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Juíza nega liminar de Sandrão para suspender série "Tremembé" da Amazon
Drama fora da tela

Juíza nega liminar de Sandrão para suspender série "Tremembé" da Amazon

Magistrada apontou falta dos requisitos do art. 300 do CPC e citou liberdade de expressão.

Da Redação

quarta-feira, 10 de dezembro de 2025

Atualizado às 11:35

A juíza de Direito Ana Cláudia de Moura Oliveira Querido, da 1ª vara Cível de Mogi das Cruzes/SP, negou liminar que buscava suspender a veiculação e a divulgação da série "Tremembé", da Amazon, solicitada por Sandra Regina Ruiz Gomes, a "Sandrão", retratada na produção.

A magistrada entendeu que, por ora, não ficaram demonstrados os requisitos do art. 300 do CPC e que o caso exige equilíbrio com a liberdade de expressão.

Entenda o caso

Sandra Regina Ruiz Gomes, conhecida como "Sandrão", moveu ação contra Amazon Studios & Produções Ltda. e Medialand Produção e Comunicação Ltda., pedindo indenização de R$ 3 milhões e providências para retirada do conteúdo da plataforma de streaming.

No relato apresentado, a defesa sustentou que a produção teria atribuído papel incompatível com o que constaria de decisões na esfera criminal e apontou impactos na vida cotidiana e no processo de ressocialização, com alegação de hostilizações e receio por integridade física.

Na liminar, foi requerida a suspensão imediata da veiculação, distribuição e divulgação da obra e materiais relacionados, além de medidas para retirada e desindexação de conteúdos associados à narrativa discutida na ação.

 (Imagem: Reprodução/Youtube | Reprodução/Prime Video)

Juíza nega liminar de Sandrão e mantém no ar "Tremembé" da Amazon.(Imagem: Reprodução/Youtube | Reprodução/Prime Video)

Liberdade de expressão

Ao analisar o pedido antes da manifestação das empresas, a magistrada concluiu que não estavam preenchidos, naquele momento, os requisitos da tutela de urgência.

Na decisão, a juíza também registrou que a controvérsia "esbarra no direito de liberdade de expressão" e que, embora essa garantia constitucional "não possui caráter absoluto", o exame exige ponderação com direitos de imagem, reputação, honra e dignidade social.

A magistrada ainda apontou risco de esvaziamento do mérito caso a retirada do conteúdo fosse imposta já nesta fase, citando entendimento do TJ/SP em agravo de instrumento no sentido de que "determinar exclusão do conteúdo ou coibir novas citações, nesta fase, acabaria por esvaziar o mérito".

Dessa forma, a juíza indeferiu a liminar solicitada.

Leia a decisão.

Patrocínio

Patrocínio

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA
TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...