MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. STJ elege Cueva como ministro efetivo e Buzzi como substituto para o TSE
Corte Eleitoral

STJ elege Cueva como ministro efetivo e Buzzi como substituto para o TSE

Plenário escolheu os nomes para ocupar as vagas de Isabel Gallotti e da suplência na Corte Eleitoral.

Da Redação

quinta-feira, 11 de dezembro de 2025

Atualizado às 14:50

O plenário do STJ indicou, nesta quarta-feira, 10, os ministros Ricardo Villas Bôas Cueva e Marco Aurélio Gastaldi Buzzi para atuarem, respectivamente, como integrante efetivo e suplente do TSE.

Villas Bôas Cueva assume a vaga da ministra Isabel Gallotti, que encerrou o biênio como ministra titular do TSE em 21 de novembro deste ano. Com a indicação, Marco Buzzi deverá ocupar o cargo de ministro substituto na Corte Eleitoral assim que Villas Bôas Cueva tomar posse como integrante efetivo.

A posse de Cueva está marcada para o próximo dia 16, terça-feira, no plenário do TSE.

 (Imagem: Lucas Pricken/STJ | Sérgio Amaral/STJ)

(Imagem: Lucas Pricken/STJ | Sérgio Amaral/STJ)

Perfil dos ministros

Formado em direito pela USP - Universidade de São Paulo, Ricardo Villas Bôas Cueva é mestre pela Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, e doutor pela Universidade de Frankfurt, na Alemanha. Foi procurador do estado de São Paulo e da Fazenda Nacional, além de ter atuado como advogado e conselheiro do Cade - Conselho Administrativo de Defesa Econômica.

Em 2011, Villas Bôas Cueva foi nomeado ministro do STJ, em vaga destinada a membro da advocacia, após indicação pela OAB. Desde seu ingresso no Tribunal, integra a 2ª seção e a 3ª turma, especializadas em direito privado. Em abril de 2023, passou a compor a Corte Especial na vaga decorrente do falecimento do ministro Paulo de Tarso Sanseverino. Em 6 de fevereiro de 2024, tomou posse como ministro substituto do TSE.

Marco Aurélio Gastaldi Buzzi é formado em direito pela Univali - Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais do Vale do Itajaí e tem ampla trajetória acadêmica, com mestrado em Ciência Jurídica pela mesma instituição e especialização pela Universidade de Coimbra, em Portugal. Foi aprovado em primeiro lugar no concurso para ingresso na magistratura catarinense em 1982 e tomou posse como desembargador do TJ/SC em 2002.

Em 2011, Buzzi foi nomeado ministro do STJ, onde integra a 2ª seção e a 4ª turma, em vaga destinada a membro de Tribunal de Justiça estadual. No âmbito do CNJ, coordenou o Movimento pela Conciliação e fundou a União dos Magistrados do Mercosul.

Com a decisão do plenário do STJ, ficou definido que Ricardo Villas Bôas Cueva ocupará a vaga de ministro efetivo do TSE antes titularizada por Isabel Gallotti, enquanto Marco Aurélio Gastaldi Buzzi atuará como ministro substituto na Corte Eleitoral.

Fonte: TSE.

Patrocínio

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...