MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Isabel Gallotti toma posse como ministra titular do TSE
Corte Eleitoral

Isabel Gallotti toma posse como ministra titular do TSE

Em sessão solene nesta terça-feira, 21, magistrada assumiu o cargo efetivo na Corte para o biênio 2023-2025

Da Redação

quarta-feira, 22 de novembro de 2023

Atualizado às 09:22

A ministra Isabel Gallotti tomou posse nesta terça-feira, 21, como integrante efetiva do TSE, em uma das vagas destinadas aos ministros do STJ. A magistrada assume a cadeira aberta em decorrência do término do biênio do ministro Benedito Gonçalves, no dia 9 de novembro.

Maria Isabel Gallotti ocupava o cargo de ministra substituta do TSE desde o dia 9 de agosto de 2022, tendo sido empossada na Corte Eleitoral em 20 de setembro do ano passado.

A cerimônia aconteceu em sessão solene do TSE destinada exclusivamente à cerimônia de posse de Gallotti e à eleição e posse do novo corregedor-geral da Justiça Eleitoral, ministro Raul Araújo. 

Além da ministra Isabel Gallotti, compuseram a mesa de honra o presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes; a vice-presidente do Tribunal, ministra Cármen Lúcia; os ministros da Corte Nunes Marques, Raul Araújo, Floriano de Azevedo Marques e André Ramos Tavares; o ministro da Justiça e da Segurança Pública, Flávio Dino; o procurador-geral eleitoral interino, Paulo Gonet Branco, e o presidente do Conselho Federal da OAB Beto Simonetti.

No encerramento da sessão, Moraes enalteceu o currículo da magistrada e desejou boas-vindas à ministra, em nome do Tribunal.

 (Imagem: Antonio Augusto/Secom/TSE)

A magistrada assume a cadeira aberta em decorrência do término do biênio do ministro Benedito Gonçalves.(Imagem: Antonio Augusto/Secom/TSE)

Trajetória

Natural do Rio de Janeiro, Isabel Gallotti é ministra do STJ desde 2010, integra a 2a seção, a 4a turma e a Corte Especial, além de compor a Comissão de Jurisprudência. Foi eleita para o cargo de titular do TSE pelo pleno do STJ em 13 de setembro deste ano, mas já vinha atuando como ministra substituta desde setembro de 2022.

Formada em Direito pela UnB, onde também concluiu o mestrado em Direito e Estado, iniciou sua carreira trabalhando como advogada perante os tribunais superiores, bem como nas Justiças Federal, do Trabalho e do Distrito Federal. Também atuou no MPF e no TRF da 1ª região.

Informações: TSE.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas