Vídeo mostra juiz Federal Eduardo Appio furtando garrafas de champanhe em SC
Magistrado foi afastado do cargo e responde a processo administrativo disciplinar no TRF-4 após registros de três ocorrências em supermercado de Blumenau.
Da Redação
terça-feira, 16 de dezembro de 2025
Atualizado às 11:54
Imagens de câmeras de segurança registraram o juiz Federal Eduardo Appio, então titular da 18ª vara Federal de Curitiba, furtando garrafas de champanhe em um supermercado de Blumenau, em Santa Catarina.
O vídeo mostra o magistrado circulando pelos corredores do estabelecimento, retirando uma garrafa de champanhe e ocultando o produto em uma sacola antes de tentar deixar o local sem efetuar o pagamento.
Veja o vídeo:
A identificação do juiz ocorreu a partir de boletim de ocorrência que relatava o furto de duas garrafas de champanhe Moët & Chandon. O documento descrevia o suspeito e informava que ele deixou o local em um veículo cuja placa estava registrada em nome de Appio. Diante da suspeita envolvendo magistrado de primeiro grau, o caso foi encaminhado ao TRF da 4ª Região, órgão competente para apuração.
Em razão dos fatos, a Corte Especial Administrativa do TRF determinou, em outubro, o afastamento do juiz por tempo indeterminado e instaurou processo administrativo disciplinar para apurar a conduta e eventual aplicação de sanções.
A decisão foi mantida em 27/11, quando o colegiado destacou que a gravidade dos fatos, em tese, poderia comprometer a idoneidade do Poder Judiciário e a autoridade do magistrado perante os jurisdicionados.
Quem é Eduardo Appio?
Eduardo Appio ganhou notoriedade nacional em 2023 ao assumir processos remanescentes da Operação Lava Jato na 13ª vara Federal de Curitiba, após a saída do ex-juiz Sergio Moro.
Ele já havia sido afastado anteriormente, em 2023, em razão de outro procedimento disciplinar relacionado a um telefonema ao advogado João Eduardo Barreto Malucelli, filho do desembargador Marcelo Malucelli. Esse caso foi posteriormente arquivado pelo CNJ após acordo no qual o magistrado reconheceu ter adotado conduta imprópria, sem detalhamento.





