MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Juíza diz "que se dane a OAB" em sessão e barra entrada de advogados em Fórum
Conflito

Juíza diz "que se dane a OAB" em sessão e barra entrada de advogados em Fórum

Confusão começou após discussão entre defesa e a magistrada durante sessão no Tribunal do Júri.

Da Redação

quarta-feira, 17 de dezembro de 2025

Atualizado às 09:03

Durante o julgamento do policial civil acusado de matar um PM, a juíza de Direito Mônica Perri, da 1ª vara Criminal de Cuiabá/MT, disse "que se dane a OAB" após reclamação da defesa e a sessão do Tribunal do Júri acabou suspensa nesta segunda-feira, 15. No dia seguinte, advogados da OAB/MT estiveram no Fórum e tiveram a entrada barrada por ordem da magistrada.

Entenda

O episódio começou quando o advogado responsável pela defesa do acusado de homicídio afirmou estar insatisfeito com a condução da magistrada, sob a alegação de que ela não teria permitido que ele concluísse o raciocínio.

Em seguida, ele disse que havia acionado a Comissão de Defesa das Prerrogativas da OAB/MT. Em resposta, a magistrada afirmou: "Que se dane, vocês estão aí só levantando a OAB, mantenha o respeito. Isso é absurdo que está acontecendo aqui. Pode retirar os três."

Na sequência, o advogado pediu que a magistrada reconsiderasse a decisão para evitar um conflito institucional.

A juíza, então, respondeu: "Pode chamar o presidente da OAB, chama".

Com a reação dos advogados, a sessão precisou ser interrompida, com continuidade marcada para a manhã desta terça-feira, 16.

Veja o momento:

No entanto, ao chegarem ao local no dia seguinte, advogados da OAB/MT, ao lado da presidente da seccional, Gisela Cardoso, afirmaram que foram ao Fórum de Cuiabá/MT para defender as prerrogativas da advocacia durante o julgamento e que foram impedidos de entrar pela segurança do fórum, que teria barrado o acesso por ordem da juíza.

Assista:

A entrada só foi liberada depois que a presidente acionou a presidência do TJ/MT.

Providências

Em nota, a presidente da seccional destacou que, diante dos fatos ocorridos, a OAB/MT dialogou com a magistrada, requerendo sobretudo respeito e cordialidade. 

Gisela afirmou ainda que falou, na manhã desta terça-feira, 16, com o presidente da OAB Nacional, Beto Simonetti, para que, de forma conjunta, sejam tomadas as providências cabíveis junto ao CNJ, a fim de evitar que situações semelhantes se repitam.

Patrocínio

Patrocínio

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...