MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Morre o Procurador de Justiça aposentado Gilberto de Mello Kujawski
Falecimento

Morre o Procurador de Justiça aposentado Gilberto de Mello Kujawski

Ele faleceu ontem, 22/12. Além de membro do MPSP, foi escritor e jornalista.

Da Redação

terça-feira, 23 de dezembro de 2025

Atualizado às 09:18

Faleceu ontem, aos 96 anos, o Procurador de Justiça aposentado Gilberto de Mello Kujawski. Escritor e jornalista, teve sua trajetória marcada pela conciliação entre a carreira jurídica e a produção intelectual humanista. 

Nascido em Ribeirão Preto, ingressou no MP/SP em dezembro de 1961 e atuou brilhantemente como Promotor Justiça nas comarcas de Santa Isabel, Santa Branca, Piracaia, até sem promovido a Procurador de Justiça, na Capital, e se aposentar em março de 1987, depois de mais de 25 anos de serviços prestados.

Gilberto de Mello Kujawski foi Procurador de Justiça aposentado pelo MP/SP, escritor e jornalista. (Imagem: Divulgação)

Gilberto de Mello Kujawski foi Procurador de Justiça aposentado pelo MP/SP, escritor e jornalista.(Imagem: Divulgação)

Sua carreira como escritor começou antes mesmo do ingresso no Ministério Público. Publicou seu primeiro livro, "Origens Transcendentes da Literatura", em 1950, aos 20 anos. Teve como mestre insubstituível o filósofo espanhol Ortega y Gasset. Adotou um estilo de ensaística ligado à tradição espanhola e hispano-americana (como Octavio Paz e Vargas Llosa), diferenciando-se da influência francesa predominante no Brasil da época. Escreveu diversos títulos, incluindo "Fernando Pessoa, o Outro" (um dos primeiros estudos brasileiros sobre o poeta), "Descartes Existencial", "Viver é Perigoso", "A Crise do Século XX", "Machado de Assis por Dentro" e "O Sentido da Vida - "Transforma-te em quem és" - Ensaio - 2ª Edição", os dois últimos publicados pela Editora Migalhas.

Colaborou com o jornal O Estado de S. Paulo por 36 anos, iniciando sua trajetória no Jornal da Tarde em 1971 de forma espontânea, ao enviar um artigo crítico ao regime militar. Querido amigo desta Redação e migalheiro desde 2003, também publicou dezenas de artigos no Migalhas. Embora se definisse como um "liberal social" e não um radical, posicionou-se firmemente contra o golpe de 1964 e o autoritarismo, utilizando o jornalismo para criticar decretos secretos e a repressão do governo Médici.

Deixa a esposa Célia Marcondes Fernandez Kujawski.

Patrocínio

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA
TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...