MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. TST agenda sessão no dia 30 para julgar dissídio coletivo dos Correios
Greve

TST agenda sessão no dia 30 para julgar dissídio coletivo dos Correios

Objetivo é buscar um acordo antes do julgamento, em meio a uma greve que pode impactar os serviços durante as festas de fim de ano.

Da Redação

sexta-feira, 26 de dezembro de 2025

Atualizado às 07:39

O presidente do TST, ministro Vieira de Mello Filho, convocou sessão extraordinária para a próxima terça-feira, 30, para analisar o dissídio coletivo que envolve a ECT - Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos e seus respectivos empregados. A reunião será às 13h30.

O Cejusc - Centro Judiciário de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos do TST, no entanto, vai promover, na segunda, 29, às 14h, uma nova rodada de negociação entre a estatal e a representação dos trabalhadores. O objetivo é tentar um acordo entre as partes para evitar o julgamento da causa pela SDC.

 (Imagem: Flickr/TST)

TST marca sessão para tratar de greve dos Correios.(Imagem: Flickr/TST)

80% da capacidade

Em 18 de dezembro, a ministra Kátia Magalhães Arruda proferiu uma decisão que atendeu parcialmente ao pedido de tutela de urgência apresentado pelos Correios e determinou que os sindicatos responsáveis pela deflagração da greve assegurem a manutenção de 80% dos trabalhadores em atividade em cada unidade, além de garantir a livre circulação de pessoas, bens e cargas postais. Em caso de descumprimento dessa determinação, foi estabelecida uma multa diária no valor de R$ 100 mil por sindicato.

Impacto social

O Poder Judiciário está em recesso forense até 6 de janeiro, mas, diante dos impactos que a greve pode gerar na prestação de serviços em um momento emblemático para o país, como as festas de fim de ano, a sessão da SDC foi convocada.

A seção de Dissídios Coletivos do TST é composta por nove ministros, incluindo o presidente e o vice-presidente do Tribunal, bem como o Corregedor-Geral da Justiça do Trabalho.

A SDC tem a responsabilidade de julgar questões trabalhistas complexas, como greves, acordos e convenções coletivas, possuindo a prerrogativa de estabelecer normas para regular as relações de trabalho em situações de conflitos coletivos, buscando promover a conciliação entre capital e trabalho.

Patrocínio

Patrocínio

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA