MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Juiz valida cobrança de pacote de serviços bancários em conta corrente
$$$

Juiz valida cobrança de pacote de serviços bancários em conta corrente

Decisão reconhece a anuência do correntista e exige prova mínima das alegações, mesmo sob a ótica do CDC.

Da Redação

sábado, 27 de dezembro de 2025

Atualizado em 26 de dezembro de 2025 16:27

O Juizado Especial Cível de Itabuna/BA julgou improcedente ação ajuizada por correntista que alegava a cobrança indevida de tarifa bancária denominada "Cesta Fácil Econômica". A decisão é do juiz José Onofre Alves Júnior, da 2ª vara do Sistema dos Juizados, que concluiu pela regularidade da cobrança realizada pelo banco.

Segundo os autos, o autor sustentou que não teria contratado o pacote de serviços e que, desde 2024, vinha sofrendo descontos que totalizaram R$ 174,56. Pleiteou a cessação das cobranças, a restituição em dobro dos valores e indenização por danos morais.

Em contestação, o banco afirmou que a contratação do pacote ocorreu em junho de 2024, mediante proposta de adesão regularmente assinada, e que os extratos demonstram a utilização de diversos serviços não incluídos no rol de serviços essenciais previstos na regulamentação do Banco Central.

 (Imagem: Freepik)

Sentença reforça que a contratação e o uso efetivo de serviços bancários afastam a ilegalidade da cobrança.(Imagem: Freepik)

Ao analisar o caso, o magistrado destacou que, embora se trate de relação de consumo, cabia ao autor comprovar minimamente os fatos alegados, nos termos do art. 373, I, do CPC, o que não ocorreu. A sentença apontou que há nos autos documento de adesão ao pacote de serviços, sem indícios de coação ou induzimento a erro.

A decisão também observou que os extratos bancários indicam a utilização efetiva de serviços como transferências, saques, emissão de extratos, empréstimos, cartão de crédito e cheques, afastando a alegação de cobrança indevida. Para o juízo, a cobrança configura exercício regular de direito.

Diante disso, o magistrado concluiu não haver fundamento para repetição do indébito nem para indenização por danos morais, julgando improcedentes os pedidos e extinguindo o processo com resolução do mérito.

O escritório Dias Costas Advogados atua no caso.

  • Processo: 0014296-90.2025.8.05.0113

Dias Costa Advogados

Patrocínio

Patrocínio

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA
TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA