MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Lula escolhe Wellington Lima e Silva para o ministério da Justiça
Mudança no governo

Lula escolhe Wellington Lima e Silva para o ministério da Justiça

O anúncio vem após uma reunião no Planalto, onde Lima e Silva, atualmente chefe do jurídico da Petrobras, substituirá Manoel Carlos de Almeida Neto.

Da Redação

terça-feira, 13 de janeiro de 2026

Atualizado às 18:15

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva escolheu o advogado Wellington César Lima e Silva para comandar o ministério da Justiça e Segurança Pública. O convite foi feito nesta terça-feira, após reunião no Palácio do Planalto.

Lima e Silva assume a pasta, que vinha sendo conduzida interinamente por Manoel Carlos de Almeida Neto.

 (Imagem: Valter Campanato/Agência Brasil)

Wellington Lima e Silva é escolhido para o ministério da Justiça.(Imagem: Valter Campanato/Agência Brasil)

Perfil e trajetória

Considerado homem de confiança do presidente, Wellington Lima e Silva atualmente ocupa o cargo de chefe do departamento jurídico da Petrobras, função para a qual foi indicado por Lula.

Antes disso, exerceu o posto de secretário de Assuntos Jurídicos da Casa Civil, entre janeiro de 2023 e julho de 2024, período em que foi responsável pela análise jurídica de atos do Executivo, como decretos, portarias e projetos de lei, além de atuar diretamente na preparação de despachos e avaliações de indicações.

O novo ministro também mantém proximidade com figuras centrais do governo, como o ministro da Casa Civil, Rui Costa, e lideranças políticas como o senador Jaques Wagner.

Passagem anterior pela Justiça

Esta não é a primeira vez que Lima e Silva esteve à frente do Ministério da Justiça. Em 2016, durante o governo Dilma Rousseff, ele chegou a ser nomeado para o cargo, mas permaneceu por cerca de duas semanas.

A nomeação foi anulada pelo STF, sob o entendimento de que integrantes do Ministério Público não podem exercer funções no Poder Executivo sem o desligamento formal da instituição. Lima e Silva ingressou no MP/BA em 1991, com atuação em comarcas do interior e, posteriormente, em Salvador.

Bastidores e cenário de reestruturação

Nos bastidores, o nome do advogado já havia sido cogitado anteriormente para uma vaga no STF aberta com a aposentadoria do ministro Luís Roberto Barroso, mas a escolha acabou recaindo sobre Jorge Messias.

Além da definição do novo titular, a escolha ocorre em meio à possibilidade de reestruturação ministerial, com a hipótese de divisão do atual ministério e recriação de uma pasta específica para segurança pública, tema que dependeria da tramitação da PEC da Segurança, atualmente na Câmara dos Deputados.

Patrocínio

Patrocínio

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA
TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA