MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Wellington Lima e Silva toma posse como ministro da Justiça
Empossado

Wellington Lima e Silva toma posse como ministro da Justiça

Cerimônia reservada no Planalto contou com Lewandowski; nomeado por Lula, jurista já comandou a pasta em 2016 por breve período.

Da Redação

quinta-feira, 15 de janeiro de 2026

Atualizado às 19:16

O advogado Wellington César Lima e Silva tomou posse nesta quinta-feira, 15, como novo ministro da Justiça e Segurança Pública. A cerimônia foi realizada de forma reservada no Palácio do Planalto e contou com a presença do ex-titular da pasta, Ricardo Lewandowski, que deixou o governo alegando motivos pessoais e familiares.

Lima e Silva foi escolhido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva na última terça-feira, 13. Ele retorna ao comando do ministério após já ter ocupado o cargo em 2016, durante o governo Dilma Rousseff, quando permaneceu por cerca de 11 dias.

 (Imagem: Ricardo Stuckert/PR)

Wellington César Lima e Silva foi empossado como ministro da Justiça e Segurança Pública.(Imagem: Ricardo Stuckert/PR)

Trajetória

À época, sua nomeação foi anulada pelo STF, sob o entendimento de incompatibilidade entre o exercício de função no Executivo e a atuação como procurador do Ministério Público da Bahia, sem desligamento formal.

Nos últimos anos, o novo ministro esteve à frente da Secretaria Especial de Assuntos Jurídicos da Casa Civil, entre 2023 e 2024, órgão responsável por assessorar diretamente o presidente da República na análise de projetos de lei, medidas provisórias, sanções, vetos e demais atos do Executivo. Atualmente, ele chefiava o departamento jurídico da Petrobras, função para a qual foi indicado por Lula.

Considerado um nome de confiança do presidente, Lima e Silva mantém interlocução com integrantes do núcleo político do governo, como o ministro da Casa Civil, Rui Costa, e lideranças como o senador Jaques Wagner.

Gestão

Na primeira entrevista coletiva após a posse, o novo ministro da Justiça afirmou que a tônica de sua gestão será o fortalecimento do combate ao crime organizado, com atuação coordenada entre os órgãos de Estado.

Lima e Silva explicou que durante o encontro com Lula, foram mencionados diferentes setores e práticas ilícitas - como lavagem de dinheiro, fintechs, indústria de bebidas e de cigarros, mas ressaltou que essas referências ocorreram de forma contextual, sem direcionamento específico.

O ministro destacou que o objetivo central foi discutir como envolver o MP, o Judiciário e demais instituições em uma atuação sincronizada.

"Esse debate ocupou 99,9% do tempo da reunião", frisou, ao afirmar que a iniciativa partiu diretamente do presidente da República e representa uma ação de Estado "do mais alto significado".

Veja o trecho:

Na coletiva, Lima e Silva também ressaltou a continuidade administrativa da gestão anterior e elogiou o trabalho conduzido por Ricardo Lewandowski.

Segundo ele, a orientação é preservar o que vem funcionando e introduzir ajustes pontuais.

"Toda ação de governo, sobretudo no mesmo governo, deve ter uma linha de continuidade, acrescida de iniciativas novas para incrementar os resultados", afirmou.

Sobre a equipe, o ministro informou que o diretor-geral da PF e o diretor-geral da PRF serão mantidos. Em relação aos secretários nacionais, disse que fará uma avaliação individual. 

Patrocínio

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...