MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Moraes se declara impedido e envia a Gilmar pedido de domiciliar de Bolsonaro
HC

Moraes se declara impedido e envia a Gilmar pedido de domiciliar de Bolsonaro

Moraes envia a Gilmar pedido de domiciliar de Bolsonaro

Da Redação

sábado, 17 de janeiro de 2026

Atualizado às 08:46

O ministro Alexandre de Moraes, do STF, determinou nesta sexta-feira, 16, a remessa ao ministro Gilmar Mendes de habeas corpus apresentado em favor do ex-presidente Jair Bolsonaro, no qual se pede a concessão de prisão domiciliar e avaliação médica das condições do local de custódia.

Na decisão segundo o portal Metrópoles, Moraes afirmou estar impedido de apreciar o pedido por figurar como autoridade apontada como coatora.

 (Imagem: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil)

Bolsonaro teve pedido de prisão domiciliar remetido a Gilmar Mendes após Moraes se declarar impedido de analisar o habeas corpus.(Imagem: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil)

Segundo o ministro, como ele próprio está responsável pela análise de urgências no período do recesso do Judiciário, fica inviável que a vice-presidência examine os requerimentos formulados no writ.

O habeas corpus foi impetrado pelo advogado Paulo Emendabili Souza Barros de Carvalhosa, que não integra a defesa oficial de Bolsonaro.

No pedido, são solicitadas duas providências: que o Conselho Federal de Medicina verifique se o estabelecimento prisional possui condições adequadas para assegurar atendimento médico contínuo, com equipe multidisciplinar, e que o ex-presidente possa cumprir eventual pena em regime domiciliar.

Inicialmente, a ação foi distribuída à ministra Cármen Lúcia, por prevenção, conforme regras do Regimento Interno do STF e resolução interna, o que ocorre quando a ministra já atuou anteriormente em casos relacionados ao tema.

Transferência para a “Papudinha”

Bolsonaro deixou a Superintendência da Polícia Federal na quinta-feira, 15, e foi transferido para a chamada “Papudinha”, sala de Estado-Maior situada no 19º Batalhão da Polícia Militar, anexo ao Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília. A mudança ocorreu por determinação do ministro Alexandre de Moraes.

Patrocínio

Patrocínio

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA
TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA