MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Toffoli autoriza que PF investigue captação de influencers para difamar BC
Caso Master

Toffoli autoriza que PF investigue captação de influencers para difamar BC

Ministro determinou abertura de inquérito para investigar suspeita de campanha paga nas redes sociais contra o Banco Central.

Da Redação

quarta-feira, 28 de janeiro de 2026

Atualizado às 16:24

Ministro Dias Toffoli autorizou a PF a instaurar inquérito para apurar suspeita de ação coordenada nas redes sociais visando atacar o Banco Central, após a autoridade monetária decretar a liquidação do banco Master.

A investigação começou a partir de denúncias feitas por influenciadores digitais que afirmaram ter recebido propostas financeiras para gravar vídeos com críticas ao BC.

Entre os nomes que vieram a público está o vereador Rony Gabriel, de Erechim/RS.

Em entrevista ao jornal O Globo, ele relatou ter sido procurado neste mês por executivos supostamente vinculados a Daniel Vorcaro, controlador do Master.

Segundo o parlamentar, a intenção seria questionar a decisão de liquidar o banco e colocar em xeque a credibilidade da autoridade monetária.

 (Imagem: Reprodução/gov.br)

Toffoli autorizou abertura de inquérito pela PF para investigar se influenciadores foram contatados para difamar BC nas redes sociais.(Imagem: Reprodução/gov.br)

O banco Master é alvo de apuração no Supremo, em inquérito também sob relatoria de Toffoli, que investiga possíveis fraudes financeiras em operações relacionadas à tentativa de aquisição da instituição pelo BRB, banco público do Distrito Federal.

O negócio foi interrompido pelo Banco Central diante da suspeita de que o BRB estaria assumindo carteiras de crédito consideradas problemáticas, sem lastro em ativos reais.

Diante das denúncias sobre uma possível campanha difamatória nas redes, a PF elaborou um relatório preliminar e o encaminhou ao ministro.

Após analisar publicações e informações reunidas, Toffoli autorizou a abertura de um novo inquérito específico para apurar a eventual articulação da ofensiva digital.

Informações: Agência Brasil.

Patrocínio

Patrocínio

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS tem atuação na área empresarial trabalhista

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA
TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA