MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. "Entendeu mal", diz ministra Nancy de IA do STJ que não identificou prevenção
(Des)inteligência artificial

"Entendeu mal", diz ministra Nancy de IA do STJ que não identificou prevenção

Ministra questionou automação que não identificou conexão entre feitos.

Da Redação

terça-feira, 3 de março de 2026

Atualizado às 16:49

Durante sessão de julgamento da 3ª turma do STJ, nesta terça-feira, 3, ministra Nancy Andrighi se indignou com o fato de o sistema utilizado pelo tribunal não ter identificado a prevenção entre dois processos levados a julgamento.

Ao tratar do tema, a ministra observou que há atualmente um mecanismo automatizado responsável por agrupar feitos com potencial conexão.

Na sequência, o ministro Ricardo Villas Bôas Cueva ponderou que o sistema não se trata propriamente de inteligência artificial.

"Acho que é desinteligência artificial ou desinteligência natural, mas não é o sistema de inteligência natural. É o sistema de automação, não é propriamente inteligência artificial", afirmou.

Nancy, então, ressaltou que, independentemente da nomenclatura, trata-se de um sistema criado para reunir processos semelhantes.

Segundo ela, o sistema falhou na análise ao deixar de reconhecer a correspondência entre os casos. "Mas a inteligência entendeu mal" concluiu, ao indicar que a correta identificação de processos semelhantes é relevante para a observância das regras regimentais da Corte.

Patrocínio

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

GONSALVES DE RESENDE ADVOGADOS

ATENDIMENTO IMEDIATO

ANDRIA ARAUJO SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ANDRIA ARAUJO SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ANDRIA ARAUJO SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

instagram